Topo

Diego Souza marca, e Grêmio vence São José-RS em estreia de titulares

Jogo na Arena do Grêmio foi o primeiro dos titulares depois do rebaixamento no Brasileirão - Maxi Franzoi/AGIF
Jogo na Arena do Grêmio foi o primeiro dos titulares depois do rebaixamento no Brasileirão Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/02/2022 18h26

O time titular do Grêmio começou 2022 com um roteiro bem comum ao longo dos últimos dois anos. Diego Souza marcou o gol que garantiu a vitória de 2 a 1 diante do São José-RS, hoje (2), na Arena do Grêmio. A partida válida pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho teve estreia de três reforços no lado gremista, tentativa de novas ideias com bola rolando e sustos do time da zona norte de Porto Alegre.

Campaz abriu o placar, no início do jogo, em cobrança de falta. Bruno Jesus empatou na arrancada do segundo tempo e Diego Souza definiu o placar aos 19 da etapa final.

O jogo na Arena do Grêmio foi um reencontro da torcida com o time que caiu para a Série B. Antes de a bola rolar, algumas vaias isoladas. Especialmente ao técnico Vagner Mancini.

Com a bola rolando, o time gremista tentou criar chances de maneira diferente. Com posse e novas estratégias. Ainda assim, apresentou dificuldades defensivas. Como em 2021.

O Grêmio, agora, soma sete pontos em três jogos do Gauchão — as duas rodadas iniciais foram disputadas pelo time B. O São José segue com quatro pontos.

Na próxima rodada, o Grêmio encara o Guarany de Bagé, em Porto Alegre. O São José recebe o Aimoré-RS. As duas partidas serão no domingo (6).

Quem brilhou: Campaz

Colombiano esbanjou técnica para bater bem na bola e fazer bonito gol em cobrança de falta. Ao longo do jogo, Campaz ainda se movimentou em busca de espaço e jogada com laterais e ponteiros.

Quem foi mal: Diogo Barbosa

Lateral esquerdo errou na origem da jogada que terminou em gol do São José. E também se atrapalhou em lance na saída da defesa. Contou com a sorte para não ver a virada.

Três caras novas. Oito velhos conhecidos

O Grêmio que abriu 2022 tem um quê de 2021 ainda. Se a escalação teve três reforços - Orejuela, Bruno Alves e Janderson, o time em si tem a cara do ano passado. Com Gabriel Grando, Geromel, Diogo Barbosa, Thiago Santos, Lucas Silva, Campaz, Ferreira e Diego Souza. Na soma, a equipe foi um tanto diferente.

Grêmio tenta coisas novas mesmo

Os laterais correndo por dentro, o volante recuando para ajudar na criação das jogadas e Campaz circulando em busca de espaço e tabelas. De fato, o Grêmio tentou coisas novas. Apostou, durante boa parte do primeiro tempo, na dupla Orejuela e Janderson, mas foi pouco. O primeiro gol gremista saiu de falta, no início do jogo. Depois, o ritmo caiu.

Blitz do São José dá resultado

O início do segundo tempo foi do São José, que se lançou à frente e fez uma blitz com direito a bola parada em sequência. No rebote de um escanteio, o time visitante aproveitou erro de marcação do Grêmio e empatou.

Ferreira e Diego Souza resolvem

A solidez defensiva do Grêmio ao longo do primeiro tempo sumiu depois do intervalo. O jogo, de controlado, passou a ser aberto. E no pior momento do time em campo, Ferreira puxou contra-ataque que terminou no gol de Diego Souza. O centroavante marcou ao invadir a área.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 SÃO JOSÉ-RS

Data e hora: 02/02/2022 (quarta-feira), às 16h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 9.035 pessoas (8.257 pagantes)
Renda de R$ 333.311,00
Árbitro: Erico Andrade de Carvalho
Auxiliares: Mauricio Coelho Silva Penna e Fagner Bueno Cortes
Cartões amarelos: Ferreira (GRE)
Gols: Campaz, aos 5 minutos do primeiro tempo (GRE); Bruno Jesus, aos 3 minutos do segundo tempo (SJO); Diego Souza, aos 19 minutos do segundo tempo (INT)

GRÊMIO: Gabriel Grando; Orejuela (Rodrigues), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa (Nicolas); Thiago Santos e Lucas Silva; Janderson (Gabriel Silva), Campaz (Rildo) e Ferreira; Diego Souza (Diego Churín)
Técnico: Vagner Mancini

SÃO JOSÉ-RS Fábio; Lissandro (Murici), Bruno Jesus, Jadson e Marcelo (David); Fabiano, Crystopher, Sillas (Padu), Mazola (Thayllon); Gui Vieira (Gabriel Lima) e Everton Bala
Técnico: Pingo