Topo

Ceni pede paciência com Nikão e tenta recuperar boa forma de Rigoni

Nikão se estica para dominar a bola no jogo do São Paulo contra o Guarani - Rogério Capela/AGIF
Nikão se estica para dominar a bola no jogo do São Paulo contra o Guarani Imagem: Rogério Capela/AGIF

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

31/01/2022 04h00

O técnico Rogério Ceni tenta ajudar Emiliano Rigoni a recuperar o bom futebol dos primeiros meses de São Paulo.

O meia-atacante argentino chegou e rapidamente virou destaque em 2021, mas agora vive jejum de 11 jogos sem fazer gols. E nove dessas partidas foram sob o comando de Ceni. O último foi em 3 de outubro, no empate em 1 a 1 com a Chapecoense, na antepenúltima partida de Hernán Crespo no Tricolor.

Rigoni jogou pela ponta contra o Guarani e de falso 9 diante do Ituano. Ele não foi bem em nenhuma das funções.

"É um jogador tecnicamente diferenciado. Estamos tentando encontrar o lugar onde se sinta mais à vontade. Jogou mais aberto no primeiro jogo, hoje (contra o Ituano) mais por dentro. Queremos encontrar uma posição onde ele renda como rendeu no Campeonato Brasileiro do ano passado quando chegou. Desde que eu cheguei, talvez ele não tenha produzido da mesma maneira como produziu na chegada", avaliou Ceni, em entrevista coletiva.

Rogério Ceni também analisou os primeiros jogos de Nikão pelo São Paulo. O meia-atacante ficou preso pelo lado direito, sem muita movimentação. O treinador entende que existe uma evolução física pela frente.

"O Athletico se prepara três meses para jogar o Campeonato Brasileiro. Nikão teve anos de pré-temporada maior. Athletico tem 45, 60 dias para depois iniciar alguns jogos do Campeonato Paranaense e depois começar os campeonatos que por mérito o Athletico disputa. Nikão treinou poucos dias e começou a jogar. Tem total liberdade para ir para dentro. Joga aberto pela direita para pegar a bola e ir para dentro, mas sofre um pouco na parte física. É normal, esperado, jogou 120 minutos nesses dois jogos e demorará um tempo para se condicionar. Tende a crescer e desenvolver. É diferente. Ele não tem espaço grande na transição contra equipes montadas. O intuito é jogar entrelinhas para dentro, trazendo para a perna esquerda com boa finalização, achar bons passes infiltrados. Proteger bola, trazer para dentro e achar infiltrações de Sara, Alisson e Patrick, os que usam esse corredor central", explicou.

Com a expectativa de ver Rigoni e Nikão em melhor nível, o São Paulo enfrentará o Red Bull Bragantino na quinta-feira (3), em Bragança Paulista, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. O Tricolor começou mal o Estadual e perdeu para o Guarani e empatou com o Ituano.