Topo

Fluminense supera início ruim e bate Madureira com gol relâmpago de Arias

Jhon Arias, do Fluminense, comemora gol marcado contra o Madureira - ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Jhon Arias, do Fluminense, comemora gol marcado contra o Madureira Imagem: ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/01/2022 20h05

O Fluminense ganhou do Madureira por 1 a 0 na noite de hoje (30), no estádio Raulino de Oliveira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. Depois de um primeiro tempo morno, o Flu voltou pressionando na segunda etapa e conseguiu marcar com Jhon Arias, aos 21 minutos.

O atacante havia entrado menos de dois minutos antes, na parada para hidratação, e contou com a falha do goleiro Dida para fazer o gol da vitória. O resultado deixa as duas agremiações com três pontos ganhos, dividindo o quinto lugar do torneio.

Os dois clubes voltam a campo na quinta (3), pela terceira rodada do Estadual. Às 21h, o Tricolor das Laranjeiras recebe o Audax no estádio Luso-Brasileiro. Mais cedo, às 18h, o Tricolor Suburbano visita o Botafogo no Engenhão.

Quem foi bem: Luiz Henrique

Opção de Abel Braga, o atacante respondeu em campo depois do intervalo. Com Nathan para articular as jogadas, conseguiu partir para cima dos defensores e levar muito perigo.

Quem foi mal: André e Yago Felipe

Os dois jogadores que atuaram no interior da linha de 4 do Fluminense tiveram um desempenho bem abaixo do esperado. Sem precisar ajudar na defesa, erraram muitos passes e atrapalharam o avanço da bola. Amarelado, Yago Felipe saiu no intervalo e André deixou o campo aos 20 minutos da etapa para a entrada de Arias.

Arias entra e decide

Sem criatividade no primeiro tempo, o Fluminense voltou diferente na segunda etapa e pressionou muito o Madureira. Na parada para hidratação, aos 20 minutos, Abel sacou o André para colocar Arias e não demorou dois minutos para a alteração fazer efeito.

No primeiro toque do meia, saiu o gol. Wilian Bigode fez a jogada sozinho e acabou perdendo o controle da bola, que sobrou para Jhon Arias na direita. Ele bateu rasteiro e a bola passou por baixo de Dida, parando apenas no fundo da rede.

Atuação do Fluminense: mudança tática não resolve

O técnico Abel Braga desistiu do 3-5-2 adotado na estreia e colocou o atacante Luiz Henrique na vaga do meia Nathan, migrando para o 3-4-3. O atleta, no entanto, participou pouco das jogadas de ataque pela beirada e não ajudou a equipe a ser mais agressiva.

Os meio-campistas André e Yago Felipe não mostraram capacidade para ser o cérebro do time e organizar os ataques. Com isso, o Flu ficou sem poder de fogo nos lados e sem ninguém apto a distribuir a bola no meio do campo. Para corrigir, Nathan entrou no intervalo na vaga de Yago Felipe e conseguiu sanar o problema que a sua saída do time tinha causado: a falta de uma mente pensante no meio-campo.

Cronologia do jogo

O Flu iniciou melhor a partida, ficando com a bola. No entanto, a equipe do subúrbio não aliviou na marcação e dificultou a criação das jogadas. Com o desgaste físico, os espaços até apareceram na primeira etapa, porém os três homens do meio-campo do time das Laranjeiras pecaram demais para encontrar os atacantes e produzir lances de perigo.

Aos 40, Rafinha, do Madureira, foi afastar a bola e, além da perna alta, também deixou o braço em Cris Silva. Apesar da força da ação, o árbitro optou por advertir o jogador com o cartão amarelo.

Na segunda etapa, o time mudou e voltou mais determinado, pressionado muito o adversário. Antes do gol, Bigode teve duas chances em cruzamentos. Mesmo depois de marcar com Arias, o Flu continuou melhor em campo e teve mais chances de ampliar do que ficou perto de sofrer o empate. As duas melhores com Luiz Henrique, aos 29 e aos 36 minutos.

20 minutos de intervalo

A atuação dos times na primeira etapa não agradou quem viu o embate e, pelo visto, nem os treinadores. O papo no vestiário se alongou e os assistentes precisaram ir ao vestiário chamar os jogadores. O intervalo foi estendido e durou pouco mais de 20 minutos em Volta Redonda.

Transmissão travada

Mais uma vez, o torcedor que pagou o pacote do Cariocão para acompanhar os jogos na Eleven teve muitas dificuldades. Por muitas vezes, ao longo da primeira etapa, a imagem ficou congelada e sem áudio, com a transmissão retomada cerca de um minuto depois.

FICHA TÉCNICA

MADUREIRA 0 x 1 FLUMINENSE

Data: 30/01/2022

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

Hora: 18h (de Brasília)

Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano;
Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Marcus Vinicius Machado Araújo Brandão.

Gol: Jhon Arias, aos 21' do segundo tempo, para o Fluminense.

Cartões amarelos: Rhuan Rodrigues, Rafinha, Nonato (Madureira); Yago Felipe, Cano (Fluminense)

Madureira: Dida; Rhuan Rodrigues, Mário Pierre, Edgar Silva e Guilherme Zóio (Guilherme Pulga); Felipe Dias, Marino (Henrique Luiz) e Rafinha (Marcellinho); Diogo Carlos, Sampaio (Hudson) e Pipico. Técnico: Alfredo Sampaio.

Fluminense: Marcos Felipe; Nino, David Braz e Felipe Melo; Samuel Xavier, André (Jhon Arias), Yago Felipe (Nathan) e Cris Silva; Luiz Henrique (Caio Paulista), William Bigode (Martinelli) e Fred (Cano). Técnico: Abel Braga.