Topo

Tite vê Coutinho 'retomando o melhor nível' e justifica a convocação

Do UOL, em São Paulo

13/01/2022 11h59

Philippe Coutinho está longe de viver o melhor momento da carreira, mas ainda assim foi convocado hoje (13) para dois jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo deste ano. Perguntado especificamente sobre o meio-campista, o técnico Tite justificou o chamado.

"O Coutinho é um jogador de armação e conclusão importantes e que vem retomando seu melhor nível. Ele ficou sete ou oito meses parado, mas está em condição de retornar, pode ser utilizado já neste final de semana [pelo Aston Villa]", argumenta o treinador, referindo-se à possível estreia do meia pelo novo clube neste sábado (15), contra o Manchester United.

"Há a importância dentro deste lastro e a perspectiva de que ele [Coutinho] possa ter uma retomada de seu desempenho em alto nível, assim como temos com Éverton [Ribeiro] e com o Paquetá, tendo um número maior de atletas convocados para que possamos ver e oportunizá-lo se esta retomada dele [Coutinho] definitivamente acontecer. Nada melhor do que estarmos junto com ele", afirma Tite.

Coutinho fez 16 partidas pelo Barcelona no segundo semestre de 2021, o equivalente à primeira metade da temporada europeia 2021-22. Neste período ele jogou só 606 minutos pelo clube, foi encostado por Xavi e se tornou um problema na folha salarial, por isso foi emprestado ao Aston Villa por seis meses.

A convocação de hoje tem mais nomes do que o usual, com 26 jogadores, porque o volante Fabinho e o meia Lucas Paquetá estão suspensos da primeira partida. Além deste duelo contra o Equador, fora de casa, no dia 27, a seleção brasileira também enfrenta o Paraguai no Mineirão, em 1º de fevereiro.

Ao falar de Coutinho, Tite se incomodou também com a pergunta. "Só cuidado ao falar 'nossa impressão, impressão da imprensa'. Você não tem condições de falar de forma genérica, e posso dizer isso porque já vi outras manifestações que entendem, sim, que as convocações do Coutinho têm justificativa", disse.

Confira a convocação:

Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)

Emerson (Tottenham)
Dani Alves (Barcelona)
Alex Sandro (Juventus)
Alex Telles (Manchester United)

Éder Militão (Real Madrid)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (Chelsea)

Bruno Guimarães (Lyon)
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Fred (Manchester United)
Gerson (Marselha)
Everton Ribeiro (Flamengo)
Lucas Paquetá (Lyon)
Philippe Coutinho (Aston Villa)

Antony (Ajax)
Gabriel Barbosa (Flamengo)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Matheus Cunha (Atlético de Madri)
Raphinha (Leeds)
Rodrygo (Real Madrid)
Vinícius Jr. (Real Madrid)