Topo

OPINIÃO

André Rocha: "Que transição foi essa que fizeram lá no Cruzeiro?"

Do UOL, em São Paulo

08/01/2022 04h00

O Cruzeiro anunciou na última quarta-feira (5) a saída do goleiro Fábio após a falta de um acordo para renovação de contrato. Esse foi um dos muitos negócios desfeitos —incluindo contratações que já haviam sido até anunciadas, como a do goleiro Jailson e a do lateral Pará. Isso depois da transformação do clube em SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

No podcast Posse de Bola #191, André Rocha questiona a transição feita do Cruzeiro para SAF e por que o clube fez as negociações com atletas mesmo com a possibilidade de ser adquirido e passar a ter uma nova gestão, como aconteceu com Ronaldo se tornando acionista majoritário.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"A minha questão com essa coisa do Cruzeiro é, que diabo de transição foi essa que fizeram lá? Teve a transição, está tendo, com a ida do Ronaldo, o Ronaldo foi lá, comprou e está lá tomando as suas decisões. Agora, e antes? Comprou de uma hora para outra, ninguém conversou nada? Agora o Jailson também: acertaram com o Jailson porque o Luxemburgo queria um goleiro experiente junto com o Fabio e agora o Jailson também não vai mais jogar no Cruzeiro", diz Rocha.

"Que diabo de transição foi essa que o Cruzeiro fez, que as coisas foram acertadas e depois desfeitas? Será que ninguém conversou antes que tinha a possibilidade da SAF, de um comprador? E o Fábio entrou nesse pacotão aí", completa.

O jornalista afirma que a nova gestão comandada por Ronaldo foi mal na condução do caso com o goleiro Fábio, faltando com o cuidado, ao mesmo tempo em que os maiores responsáveis pelo fato de o clube chegar a esta condição são os dirigentes que deixaram o Cruzeiro endividado no patamar que ficou.

"Sem querer tirar lá o Ronaldo, que teve que ouvir ontem a torcida —'Ronaldo, gordão, vem dar satisfação'—, a questão toda é que o Ronaldo tem que responder porque faltou tato nessa condição, faltou transparência, cuidado, sem dúvida nenhuma. Mas tem esse outro lado empresarial e aí tem que resgatar o Mauro, que apontou todos os problemas que o Cruzeiro tinha junto com outros colegas na época, que o Cruzeiro produziu times biônicos porque não podia bancar aquilo tudo e gerou todo esse problema que jogou o Cruzeiro no buraco", diz Rocha.

"A gente não pode esquecer que eles são os causadores da confusão que está acontecendo agora. Se não tem dinheiro para pagar o Fábio, a responsabilidade é dessa galera. Agora pode ter faltado tato ao Ronaldo, mas ele está tentando colocar as coisas nos trilhos de que tiraram lá de trás. Botaram o Cruzeiro nesse buraco inimaginável, talvez o pior cenário, talvez só o Fluminense caindo para a Série C nos anos 1990 possa ser comparado a isso que o Cruzeiro está vivendo pelo terceiro ano seguido na Série B", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.