Topo

Presidente do Cruzeiro revela detalhes de negociação com Ronaldo

Ronaldo Fenômeno compra ações e vira o dono do Cruzeiro - Reprodução/Instagram
Ronaldo Fenômeno compra ações e vira o dono do Cruzeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

20/12/2021 18h59

O presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, revela bastidores das negociações com Ronaldo Fenômeno, que fará um investimento de R$ 400 milhões no clube mineiro. O mandatário ainda comenta o planejamento traçado pela diretoria da raposa para o montante.

Sérgio Rodrigues conta que durante grande parte das negociações não soube que Ronaldo era um dos "pretendentes" do Cruzeiro. Isso porque as buscas do clube por um novo investidor foram assessoradas pela XP investimento, que atuou na linha de frente da procura.

"Começou-se a chegar propostas mais efetivas, aí o Pedro da XP falou: 'acho que estamos com um investidor de perfil diferente, que entende de futebol. Se a coisa caminhar acho que vai ser o melhor, mas não vamos colocar nome porque a coisa está começando agora'. Até que um dia, deve fazer umas três semanas, o Pedro me ligou e falou: 'vem almoçar em São Paulo para você conhecer o nosso investidor'. Na hora que ele abre a porta da casa dele, eu olhei: 'pô, é o Ronaldo'", revela o presidente em entrevista concedida aos canais do Youtube Alê Oliveira e Pilhado.

Desde o anúncio da compra das ações do clube mineiro por Ronaldo Fenômeno, muito se especula sobre o destino do dinheiro que será aplicado. O presidente do Cruzeiro diz que o montante investido pelo ex-jogador será voltado ao projeto desportivo.

"A dívida do Cruzeiro fica na associação, e ali nós fizemos um regime de centralização de execuções, como se fosse uma recuperação judicial. Então a expectativa é de que, como 20% da receita da SAF [Sociedade Anônima do Futebol] tem que ir para a associação, a gente vá quitando isso ao longo do tempo. E o destino do dinheiro [de Ronaldo], obviamente, é fazer um investimento no nosso projeto principal, que é o desportivo: de imediato, pagar 'transfer ban' para pagar os reforços, manter os salários em dia, que acho que é o investimento principal", explica.

O "transfer ban" é uma determinação da Fifa que impede o Cruzeiro de registrar novos jogadores enquanto não quitar algumas de suas dívidas pendentes. Em novembro, o técnico da raposa, Vanderlei Luxemburgo, cobrou publicamente que o clube se livrasse da punição.