Topo

OPINIÃO

Hazan: "Permanência de Benítez é improvável pela temporada que ele fez"

Do UOL, em São Paulo

10/12/2021 04h00

A temporada do São Paulo terminou de forma melancólica. A derrota por 2 a 0 para o América-MG nesta quinta-feira (9) encerrou um ano que parecia promissor com a conquista do título paulista, mas se revelou um fiasco com as eliminações na Libertadores e Copa do Brasil, além da briga contra o rebaixamento no Brasileirão. O fraco desempenho motiva cobranças por uma reformulação no elenco.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan e Menon discutiram sobre as possíveis movimentações do clube no mercado da bola. Para os comentaristas, há muito trabalho a ser feito, mas os torcedores não devem esperar grandes reforços, já que a situação financeira do São Paulo é preocupante.

"É bom se acostumar, porque é isso o que vai vir. Não tem dinheiro para outro tipo de jogador. Tomara que esses que vierem tenham uma postura mais combativa, que é isso o que o Rogério pensa em ter. Às vezes, não é só questão técnica. É diminuir a folha de pagamento. O São Paulo talvez tenha que abrir mão de jogador como o Volpi, que não é nenhuma maravilha, mas salvou o time várias vezes. Vai ter que abrir mão por dinheiro, e deveria fazer isso", comentou Menon.

Além do lado esportivo, a questão financeira terá grande peso na hora da decisão sobre quem fica ou quem deixa o clube, na visão de Hazan. O jornalista usou o exemplo de Benítez, que está emprestado ao Tricolor, mas não deve continuar para a próxima temporada por conta do alto custo e por suas oscilações de rendimento em campo.

"Essa é uma das coisas que o São Paulo pesa no caso do Benítez. Além de negociar com o clube dele, seja um novo empréstimo ou opção de compra, há a questão do salário. Precisa diminuir a folha salarial para ter um fôlego para a entrada de jogadores. Vai precisar contratar. Está claro que a qualidade desse elenco deixou a desejar. Para ter esse fôlego, precisa abrir mão de jogadores para ter esse remanejamento de atletas para 2022", disse Hazan.

O jornalista considera muito difícil a permanência do meio-campista argentino. "O São Paulo não tem dinheiro para exercer a opção de compra. A única possibilidade que estava sendo cogitada seria de empréstimo, mas é improvável a permanência de Benítez pela avaliação da temporada que ele fez. Acham que ele deu a contribuição que tinha que dar, ajudou no Paulista, foi importante em alguns momentos, mas dificilmente fica para 2022", afirmou.

Menon ressaltou que nem sempre é tão simples dispensar um atleta. "Jogador para ir embora tem um monte, mas será que pode? O Pablo, por exemplo, teve o contrato prorrogado. Quem quer? Quem vai pagar o salário? Não é assim, 'manda o jogador embora'. Por qualidade técnica, muita gente deveria sair", apontou.

Menon também criticou a postura de parte da torcida são-paulina, que torceu o nariz com os nomes que podem reforçar o elenco tricolor. "A torcida do São Paulo ainda se acha soberana. Ela sabe que o time é ruim, mas se esqueceu que é um time falido. E faz biquinho quando se fala nos possíveis reforços. 'Ai que horror é o Rodinei'; mas ele é melhor que Orejuela e Igor Vinícius juntos. Eles devem achar o nome Nikão feio e querem jogador Reginaldo Ofélio, Rodrigo Alfredo. O cara é destaque no Athletico, campeão da Sul-Americana", completou o colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na sexta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do Tricolor. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.