Topo

Ademir faz dois, América bate o São Paulo e vai à Libertadores pela 1ª vez

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/12/2021 23h34

O América-MG vai disputar a primeira Libertadores de sua história em 2022. Em noite inspirada de Ademir, que fez dois gols, o Coelho venceu o São Paulo, na noite de hoje (9), na Arena Independência, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e confirmou sua vaga na fase preliminar da competição continental. Já o Tricolor fechou a temporada com a sua pior campanha na história do Nacional.

O resultado leva o time de Belo Horizonte aos 53 pontos, na oitava colocação, que rende ao clube a sua estreia no principal torneio da América do Sul.

Já a equipe de Rogério Ceni permanece com 48 pontos, na 13ª posição, e fica com a vaga na Copa Sul-Americana.

Quem foi bem: Ademir

Melhor nome da primeira etapa, o camisa 10 do América-MG foi responsável pelas principais chances do Coelho, levando perigo à meta de Tiago Volpi. Aos 13 minutos do segundo tempo, logo após perder oportunidade clara, foi acionado mais uma vez e não desperdiçou, abrindo o placar. Aos 17, foi às redes novamente após driblar Volpi e chutar para o fundo do gol.

Quem foi mal: Calleri

O atacante Jonathan Calleri foi um dos destaques negativos da partida em Minas Gerais. Ele apareceu pouco, e, quando foi acionado, deu passes errados, além de ter sido facilmente desarmado pelos marcadores. Na etapa final, tentou buscar o jogo, mas sem sucesso.

América é superior e tem as melhores chances

O América foi superior ao São Paulo do início ao fim da partida, criando ótimas oportunidades com Juninho, que parou em Tiago Volpi, e Ademir, que havia perdido ótimas chances até o início do segundo tempo. Com a pressão, o Coelho comemorou sua vaga na Liberta graças aos dois gols do camisa 10 na etapa final.

Depois de ampliarem o placar, os donos da casa administraram o resultado e garantiram o oitavo lugar na Série A. Ainda deu tempo dos donos da casa quase marcarem o terceiro nos acréscimos, quando Fabrício Daniel chutou na trave, e, na sequência, Marcelo Toscano parou em ótima defesa de Tiago Volpi.

São Paulo começa bem, mas peca nas finalizações

O Tricolor de Rogério Ceni até começou bem a partida, que estava equilibrada nos primeiros minutos, e gerou boas chances. No entanto, a equipe pecou na pontaria e foi punida na etapa final. Com o revés no placar, os são-paulinos tentaram reagir, mas levaram pouco perigo a Matheus Cavichioli.

Cronologia do jogo

Após o primeiro tempo sem gols, o América abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo, com Ademir. O camisa 10 ampliou para o Coelho, aos 17 minutos.

Insistência premiada

Em sua despedida pelo Coelho, o atacante Ademir fazia ótima partida em Belo Horizonte, diante da torcida americana. Porém, até o segundo tempo o camisa 10 perdeu boas oportunidades de marcar para balançar as redes e confirmar a vaga do time na próxima Libertadores. A insistência e a boa atuação foram premiadas com os dois gols, que vieram em um intervalo de quatro minutos na etapa final. O próximo reforço do Atlético-MG foi o melhor em campo na Arena Independência.

Pior pontuação da história do Tricolor

Até esta edição do Campeonato Brasileiro, as piores pontuações do São Paulo na competição haviam sido em 2013 e 2017, quando o time tricolor fez 50 pontos. Em 2021, com o resultado em Belo Horizonte, a equipe fechou a pior campanha na história no torneio, com 48 pontos.

Rivais diretos ajudam, mas São Paulo para no Coelho

Se quisesse a difícil vaga na Libertadores, o São Paulo precisaria ganhar do América e torcer por tropeço de quatro rivais diretos. Eles até colaboraram —Ceará e Inter perderam, e o Santos empatou—, mas o Tricolor sofreu em Belo Horizonte e voltará para casa com sua 12ª derrota no Brasileirão. Entre as outras equipes que disputavam a vaga, somente o Atlético-GO venceu na rodada.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 2 x 0 SÃO PAULO
Data e hora:
09/12/2021 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Hora: 21h30 (de Brasília)

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Lorival Cândido das Flores (RN)
Cartões amarelos: Zé Ricardo (América-MG), Marquinhos Santos (técnico - América-MG) e Ricardo Silva (América-MG); Diego Costa (São Paulo) e Gabriel Neves (São Paulo)
Gols: Ademir (América-MG), aos 13' e aos 17 minutos do 2º tempo.

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e João Paulo (Alan Ruschel); Zé Ricardo (Juninho Valoura), Juninho e Alê (Anderson Jesus); Ademir, Felipe Azevedo (Fabrício Daniel) e Zárate (Marcelo Toscano). Técnico: Marquinhos Santos

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Diego Costa (Marquinhos), Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius, Gabriel, Igor Gomes e Reinaldo (Welington); Juan (Vitor Bueno), Rigoni e Calleri. Técnico: Rogério Ceni