Topo

OPINIÃO

Juca: Corinthians tem tudo para ficar no G4, mas falta um futebol à altura

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 17h34

O Corinthians venceu o Fortaleza por 1 a 0 no sábado (6), na Neo Química Arena, e se aproximou novamente do G4 do Brasileirão, apenas dois pontos atrás do Red Bull Bragantino, que tem um jogo a mais, e um atrás do próprio Fortaleza, situação que mostra uma recuperação nos resultados do time dirigido pelo técnico Sylvinho, embora as atuações ainda não estejam próximas do esperado pelo torcedor depois da chegada de jogadores importantes, como Renato Augusto, usado como 'falso 9' pelo treinador.

No podcast Posse de Bola #176, Juca Kfouri afirma que o Corinthians deverá ficar entre os quatro melhores no campeonato por ter o quarto melhor time, considerando os talentos individuais, mas critica a teimosia do técnico Sylvinho com apostas como a do novo posicionamento de Renato Augusto.

"Acho que o Corinthians tem tudo para ficar entre os quatro primeiros, sem dúvida nenhuma o Corinthians hoje tem o quarto melhor time do país, com os jogadores que contratou, ainda sem poder usar o Willian. Falta jogar futebol que convença à altura do time que montou", diz Juca.

"O Sylvinho tem as teimosias típicas, características dos treinadores de futebol pelo país afora. Você ter o seu melhor jogador no momento, que é o Renato Augusto, desperdiçado como falso centroavante, sendo que a melhor característica dele é a visão de jogo, é a inteligência, é o ter o campo pela frente para poder acionar seus companheiros, e vê-lo jogando de costas, perto da área, onde ele rende muito menos e a bola praticamente não chega, me parece responsável pelo sofrimento do Corinthians para ganhar jogos que eram meio obrigação", completa.

O jornalista ressalta que o time corintiano tem conseguido os resultados que precisa para o objetivo de se classificar para a Libertadores, mas o futebol não está agradando, além do fato de ter jogos difíceis pela frente como o de quarta-feira contra o Atlético-MG, no Mineirão.

"O Corinthians não está jogando um futebol que me agrade, está obtendo resultados. Vai ter agora três jogos que vão dar muito a medida do que o Corinthians é capaz de fazer, porque joga nessa quarta-feira em Belo Horizonte, contra o Galo. É claro que o Galo é favorito, mas é claro também que, diferentemente de três meses atrás, não é um jogo impossível para o Corinthians pelo time que o Corinthians tem neste momento. O América-MG complicou a vida do Galo ontem, o Corinthians será capaz de complicar?", questiona.

"Depois tem o Cuiabá, em Itaquera. Vai ser um outro sofrimento? Vai ser outra partida em que a Fiel vai levar o Corinthians à vitória no final? E depois, na outra quarta, tem o Flamengo no Maracanã, circunstâncias parecidas com o jogo contra o Galo. Então, aí nós vamos ver com mais clareza, ao final desses três jogos, de que Corinthians estamos falando. Agora, é inegável que o Corinthians tem neste momento valores individuais capazes de conduzi-lo a bons resultados como vai conduzindo, mas não que isto signifique uma qualidade de jogo de acordo com o time que o Corinthians tem", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.