PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Vasco tem apenas 0,53% de chance de subir para Série A; veja os números

Bruno Gomes lamenta nova expulsão pelo Vasco em partida contra o Goiás - Heber Gomes/AGIF
Bruno Gomes lamenta nova expulsão pelo Vasco em partida contra o Goiás Imagem: Heber Gomes/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/11/2021 09h21

Classificação e Jogos

O Vasco perdeu para o Guarani por 1 a 0, ontem, no estádio Brinco de Ouro, pela 33ª rodada da Série do Campeonato Brasileiro. A derrota fez o cruz-maltino estacionar na 8ª posição, com 47 pontos (7 atrás do 4º colocado, o Goiás), com apenas 5 rodadas para o fim da competição, o time comandado por Fernando Diniz tem apenas 0,53% de chance de retornar à elite do futebol. O estudo que aponta esta probabilidade é do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com as probabilidades, os que apresentam situações mais tranquilas para retornarem à Série A do Brasileirão são Coritiba (1º), o Botafogo (2º) e o Avaí (3º). O Coxa é apontado com 99,47% de voltar à Série A, a equipe lidera a competição com 61 pontos. O Alvinegro, que tem 59 pontos, apresenta 98,5% de chance de acesso. E por fim, o Avaí está com 81,3% de chance, e 56 pontos na tabela de classificação.

A quarta e última vaga, que hoje estaria com o Goiás, tem 7 times com chances matemáticas até esta rodada: o Vila Nova-GO (10º), o Náutico (9º), o Vasco (8º), o CSA (7º), o Guarani (6º), o CRB (5º), e o Esmeraldino já citado.

Vila Nova, Náutico e Vasco não chegam a 1% de chance de acesso. O time goiano tem 0,005%, o Timbu tem 0,11% e o cruz-maltino 0,53%. O panorama melhora a partir do CSA, o time alagoano ainda sonha com a Série A, com 18,4% de chance de acesso. O Guarani, que venceu o Vasco ontem, tem 19,4%.

O CRB e o Goiás despontam como as duas equipes que devem brigar pela última vaga de acesso. Eles têm o mesmo número de pontos, 54, mas o time goiano leva a melhor no saldo de gols. O time alagoano apresenta 39,8% de chance de acesso, já o Esmeraldino tem 42,5%.

Futebol