Topo

Botafogo decide no fim, bate Confiança e abre oito pontos para 5º colocado

Marco Antônio disputa lance em Botafogo x Confiança pela Série B - Jorge Rodrigues/AGIF
Marco Antônio disputa lance em Botafogo x Confiança pela Série B Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/11/2021 20h57

O Botafogo sofreu para vencer, mas bateu o Confiança por 1 a 0 na noite de hoje (3), no Estádio Nilton Santos, pela 33ª rodada da Série B, e deu um passo importante na busca pelo acesso à primeira divisão. O gol foi marcado por Diego Gonçalves.

Com o resultado, a equipe carioca chega a 59 pontos e encosta no líder Coritiba, que venceu na rodada e tem 61. O time de General Severiano tem oito pontos de vantagem para o CSA, o quinto colocado e primeiro fora do G4 da competição. Já os sergipanos permanecem na penúltima posição, com 31.

Na próxima rodada, o Dragão recebe o Brusque no sábado (6), às 16h. Já o Glorioso encara o clássico contra o Vasco, às 16h de domingo, em São Januário.

Quem foi bem: Enderson Moreira decide com substituições

Depois de uma atuação abaixo das expectativas na primeira etapa, o técnico Enderson Moreira tirou Ronald e Luiz Henrique, que fazia uma partida apagada. Os substitutos Diego Gonçalves e Warley entraram na segunda etapa, deram velocidade ao ataque alvinegro e decidiram a partida: aos 30 minutos do segundo tempo, Diego recebeu de Warley na grande área e completou de primeira para o fundo do gol. O volante Luís Oyama, que também entrou na etapa final, também fez boa partida no Nilton Santos.

Quem foi mal: Ataque do Confiança

Com a proposta de contra-atacar e jogar nas costas da defesa botafoguense, o time visitante quase não ofereceu perigo à meta de Diego Loureiro, e, quando chegou, finalizou mal. O ataque do time sergipano foi lento e abusou dos cruzamentos, bem cortados pela zaga. A única chance clara ocorreu aos 40 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta de João Paulo, que bateu no travessão.

Botafogo cria pouco, mas garante a vitória no fim

Vice-líder da Segundona diante do vice-lanterna, o Glorioso entrou no Nilton Santos como favorito a conquistar os três pontos. E foi com a necessidade da vitória que os donos da casa se lançaram ao ataque durante toda a partida, mas, sem Chay, a equipe sofreu com a falta de criatividade e criou poucas chances reais de gol. A vitória veio a 15 minutos do fim, quando Diego Gonçalves apareceu livre na área e chutou colocado para decidir a vitória.

Confiança se fecha na defesa, e sai do Rio sem pontuar

O Dragão de Sergipe foi ao Rio de Janeiro com o objetivo de se fechar na defesa e buscar o gol nos contra-ataques. A primeira estratégia deu certo até os 30 minutos do segundo tempo, e os comandados de Luizinho Lopes marcaram bem e deram pouco espaço ao Botafogo, que marcou com Diego Gonçalves. Porém, quando teve a oportunidade de avançar nas costas da zaga adversária, o time visitante foi incapaz de produzir.

Kanu completa 100 jogos pelo Fogão

Revelado nas categorias de base do Botafogo, o zagueiro Kanu, de 24 anos, completou hoje 100 jogos com a camisa do Glorioso. Antes do jogo no Nilton Santos, o defensor recebeu uma placa de homenagem pelo feito. Em campo, pouco exigido pelo time adversário, Kanu teve uma atuação segura.

Desfalque para o clássico

Antes do clássico contra o Vasco, no próximo domingo (7), o Botafogo entrou em campo com uma longa lista de pendurados Bota: Barreto, Carli, Carlinhos, Diego Gonçalves, Diego Loureiro, Marco Antônio, Pedro Castro e Romildo. Para a sorte de Enderson Moreira, somente Barreto foi amarelado e estará fora do jogo ante o rival carioca.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1 x 0 Confiança

Data: 03/11/2021

Hora: 19h (de Brasília)

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro-RJ

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)

Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)

Cartões amarelos: Rafael Navarro (Botafogo) e Barreto (Botafogo); Rafael Santos (Confiança) e Jonathan Bocão (Confiança)

Cartões vermelhos:

Gols: Diego Gonçalvez, aos 29 minutos do 2º tempo.

Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo; Barreto (Luís Oyama), Pedro Castro (Ricardinho) e Luiz Henrique (Diego Gonçalves); Ronald (Warley), Rafael Navarro e Marco Antônio. Técnico: Enderson Moreira.

Confiança: Rafael Santos; Jonathan Bocão, Nirley, Adalberto e João Paulo; Vinícius Barba, Adriano Júnior (Rafael Vila), Álvaro e Ítalo (Neto Berola); Willians Santana (Lucas Sampaio) e Hernane Brocador (Tiago Reis). Técnico: Luizinho Lopes.