Topo

Cuiabá vence Red Bull Bragantino por 1 a 0 com gol no apagar das luzes

Lance da partida entre Cuiabá e Red Bull Bragantino na Arena Pantanal - AssCom Dourado
Lance da partida entre Cuiabá e Red Bull Bragantino na Arena Pantanal Imagem: AssCom Dourado

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

01/11/2021 22h01

Em um jogo marcado por chances desperdiçadas e gol de pênalti anulado pelo VAR, o Cuiabá venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 na noite de hoje (1º) em partida válida pela 29ª rodada, disputada na Arena Pantanal, no Mato Grosso. O gol foi marcado por Rafael Gava, aos 48 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Dourado subiu para a 10ª posição, com 38 pontos somados. Já o Red Bull Bragantino encerra sua participação na rodada ocupando a 4ª colocação, com 49 pontos somados. Na próxima rodada o Cuiabá viaja para encarar o Ceará, no domingo (7), às 20h30, na Arena Castelão. Antes disso, às 16h, o Red Bull Bragantino recebe o Athlético Paranaense, no Nabi Abi Chedid.

Pedrinho entra e muda o Bragantino

Embora tenha entrado apenas na segunda etapa, Pedrinho, do Red Bull Bragantino, deu outra cara à equipe que apenas se defendeu durante toda a primeira etapa. Acionado sempre pelo meio como armador, o atacante permitiu a equipe passar a atacar e igualar as oportunidades na partida, mesmo que o gol não tenha saído.

Torcida comemora saída de Jenison

Jenison não estava na sua noite mais inspirada. Desperdiçou chutes no gol e perdeu a bola em oito oportunidades, o que fez a torcida na Arena Pantanal cantar o nome do artilheiro da equipe, Elton, em seu lugar até o pedido ser atendido pelo técnico Jorginho logo no início da segunda etapa com direito a comemoração da torcida.

Cuiabá domina o jogo

O Dourado manteve o domínio da posse de bola durante toda a partida e a todo momento tentava ensaiar jogadas ofensivas, mas não teve grandes oportunidades com as finalizações sendo executadas em sua maioria de fora da área, já que não tinha um armador no meio, deixando as jogadas previsíveis e facilitando a vida da defesa adversária. A equipe só conseguiu abrir o placar no apagar das luzes, aos 48 minutos, com gol de Rafael Gava.

Red Bull Bragantino na defensiva

O Bragantino praticamente apenas se defendeu durante boa parte do jogo, deixando a equipe adversária ficar bastante à vontade, sempre à espera de um contra-ataque para aproveitar e dar o golpe, avançando com Cuello pelo meio. Com um jogo mais defensivo, a equipe comandada por Barbieri não apresentou a mesma intensidade vista nas últimas rodadas do Brasileirão e só mudou de posição com a entrada de Pedrinho, no intervalo, quando foi possível chutar algumas vezes no gol.

Cuello bate a cabeça e preocupa

Uendel cobrou o escanteio e Cuello, do Red Bull Bragantino, subiu para afastar de cabeça, mas acabou se chocando na subida em dividida com Paulão, do Cuiabá, e desabou no chão, chamando atenção de todos ao redor. Apesar do susto, ele recebeu atendimento médico no gramado e a partida retornou ao normal dois minutos depois.

Gol de pênalti anulado

Um lance inusitado foi sinônimo de confusão no jogo. Helinho, do Bragantino, cobrou pênalti e carimbou a trave direita de Walter. A redonda voltou para o atacante do Bragantino, que empurrou para o gol. O árbitro Jefferson Ferreira de Moraes, confirmou o lance, mas precisou o VAR entrar em ação para anular, já que o meia deu dois toques e Walter não tocou na bola, o que caracterizaria um rebote. Como não houve toque do defensor, o gol não valeu pela regra.

Cronologia

O Cuiabá atacou com Pepê e Paulão, aos 4 e ao 27 do primeiro tempo respectivamente, mas sem sucesso. Helinho desperdiçou um pênalti aos 38 na melhor oportunidade da equipe na primeira etapa. No segundo tempo foi a vez do Red Bull Bragantino começar chutando no gol com Ytalo, aos 9 minutos, sem sucesso e com Clayson descontando para o Cuiabá poucos minutos depois, mas também sem êxito e Pedrinho, que entrou no intervalo, chutando no gol aos 37 minutos para Cleiton brilhar defendendo. A partida permaneceu truncada com poucas oportunidades até os acréscimos, quando Rafael Gava marcou o único gol do jogo aos 48 minutos.

FICHA TÉCNICA:
CUIABÁ 1 x 0 RED BULL BRAGANTINO

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Local: Arena Pantanal (MT)
Data e hora: 01/11/2021 (segunda-feira), às 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence e Alinor Silva da Paixão
Cartões amarelos: Alerrandro (CUI), Weverson (CUI)
Gols: Rafael Gava, aos 48 minutos do segundo tempo.

Cuiabá: Walter; João Lucas, Paulão, Alan Empereur e Uendel; Yuri, Pepê (Uillian Correia) e Camilo (Felipe Marques); Max (Rafael Gava), Clayson (Jonathan Cafu) e Jenison (Elton). Técnico: Jorginho

Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Weverson (Realpe); Luciano (Guilherme) e Eric Ramires; Helinho (Gabriel Novaes) e Cuello; Ytalo e Alerrandro (Pedrinho). Técnico: Maurício Barbieri