Topo

Alvo até de protestos, Luan se recupera e lidera fundamentos no Palmeiras

Diego Iwata Lima

De São Paulo

28/10/2021 04h00

Em abril deste ano, a principal torcida organizada do Palmeiras chegou a publicar um manifesto exigindo a saída do zagueiro Luan do clube. Foi logo depois de o Alviverde perder a Supercopa do Brasil para o Flamengo nos pênaltis. Além de desperdiçar sua cobrança, o defensor errou um passe que gerou o primeiro gol rubro-negro.

O erro seguido do protesto veio na esteira de algumas outras falhas, como ser expulso na primeira final da Copa do Brasil de 2020, ao dar cotovelada inexplicável em Diego Souza, e cometer pênalti na semifinal do Mundial de Clubes sobre Gignac, do Tigre (MEX). Mas Abel deu de ombros para o protesto. E Luan, jogando quieto e aproveitando a confiança, correspondeu, destacando-se como o zagueiro do Verdão com os melhores índices no Campeonato Brasileiro.

Luan é o jogador do time com mais passes certos: 892 e 95% de acerto. Ele também lidera em lançamentos certos, excetuando-se os índices dos goleiros Jaílson e Weverton, com 39 e 43,8% de acerto.

Luan também é o jogador que mais fez interceptações de passes de adversários (14) e o zagueiro que mais acertou inversões de jogo (13). Por fim, e falando mais especificamente de fundamentos defensivos, foi quem mais rebateu bolas dos adversários (111) e, com 26 ações e 72% de acerto, é o segundo zagueiro que mais desarmou —perde para Renan, mas ganha do companheiro Gustavo Gómez.

l - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Luan e Edenilson em ação durante o jogo Palmeiras e Inter
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Zagueiro é peça-chave no esquema de Abel Ferreira

Alguns dos fundamentos em que Luan se destaca são cruciais para o estilo de jogo que Abel Ferreira imprime ao Palmeiras, o que explica a adoração do técnico por seu camisa 13. Em um jogo de transição rápida, os lançamentos e inversões são cruciais para que o Palmeiras gere instabilidade e encontre brechas na defesa adversária em suas transições para o ataque.

Luan chegou ao Palmeiras em 2017. Mas apenas em 2018, encontrou aquele que seria seu grande parceiro no clube, o paraguaio Gustavo Gómez. Juntos, os campeões brasileiros de 2018 e paulistas, da Copa do Brasil e da Libertadores de 2020 conquistaram 47 vitórias e 21 empates, sofreram 12 derrotas e levaram 49 gols em 80 jogos.

Na atual temporada, com 3545, Luan só tem menos minutos em campo que o goleiro Weverton, em 41 jogos. Desde que chegou ao clube, ele já atuou 172 vezes, 151 delas como titular.