Topo

Grêmio é único time do fim da tabela a não pontuar em duas rodadas

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/10/2021 04h00

O Grêmio foi o único time do fim da tabela do Campeonato Brasileiro que não pontuou nas últimas duas rodadas. As derrotas para Athletico-PR e Sport mantiveram o time na zona de rebaixamento e observando adversários diretos na luta para fugir da queda com algum tipo de pontuação. Ainda assim, o técnico Luiz Felipe Scolari é bancado no comando do time. Pelo menos até a partida diante do Cuiabá, amanhã (6), em Porto Alegre.

Até a Chapecoense, lanterna isolada do Brasileirão, somou um ponto nos dois últimos jogos. O time catarinense empatou com o São Paulo, por 1 a 1.

O Grêmio ainda assistiu Bahia e Santos acumularem mais um ponto, cada. O Juventude ganhou quatro ao vencer o Santos, em Caxias do Sul, e depois segurar 1 a 1 com o Palmeiras, em São Paulo. Mais acima na tabela aparece o América-MG, que pontuou em todos os cinco jogos mais recentes e amealhou, até aqui, 27 pontos.

O São Paulo, mesmo em crise e com Hernán Crespo contestado, empatou as três partidas mais recentes no Brasileirão. Ficou no 0 a 0 com América-MG, Atlético-MG e 1 a 1 com a Chapecoense.

Ontem, um dia depois da derrota para o Sport em plena Arena do Grêmio, Felipão e jogadores se reuniram a portas fechadas por quase duas horas. A conversa serviu para debater mudanças no time e foi encarada como uma sacudida no ambiente.

Aos olhos da diretoria, Felipão havia conseguido encontrar um padrão (especialmente defensivo) para o time. Mas contra Athletico-PR e Sport, o rendimento caiu. Foram seis gols sofridos — número igual ao das dez partidas anteriores.

O Grêmio enfrenta o Cuiabá amanhã, às 21h30 (horário de Brasília), novamente em Porto Alegre. Vencer é considerado fundamental para as contas contra o rebaixamento.