Topo

Tite chama 'ingleses' à seleção ainda na confiança de liberação dos clubes

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/09/2021 11h48

A inclusão de oito jogadores da Premier League na lista do convocados para os jogos da seleção brasileira contra Venezuela, Colômbia e Uruguai, pelas Eliminatórias à Copa 2022, aconteceu mesmo antes de uma resposta definitiva a respeito da liberação deles por parte dos clubes ingleses.

Segundo o coordenador da seleção, Juninho Paulista, a comissão técnica de Tite fez o chamado com base na "confiança" de que a situação será resolvida na próxima semana. Esta incerteza envolve oitos jogadores que atuam na Inglaterra: goleiro Alisson e o volante Fabinho (ambos do Liverpool); o goleiro Ederson e o atacante Gabriel Jesus (Manchester City); o zagueiro Thiago Silva (Chelsea); volante Fred (Manchester United); o lateral-direito Emerson (Tottenham); e o meia-atacante Raphinha (Leeds).

"Já tiveram várias reuniões positivas, com Fifa, Premier League e governo britânico. A gente confia que na próxima semana vai ter, sim, uma situação positiva para esses casos", disse Juninho.

A negociação acontece porque os clubes vetaram os jogadores na data Fifa passada, em setembro, já que o governo britânico exige quarentena de 14 dias na volta de países que estão na lista vermelha da Covid-19, como é o caso do Brasil. Os clubes, portanto, não liberaram porque os atletas perderiam jogos no retorno para casa.

A Fifa, então, entrou na jogada para tentar flexibilizar as regras junto ao governo britânico, na tentativa de costurar um acordo. A entidade, inclusive, citou que há boa vontade entre as partes. Tanto que a CBF desistiu de pedir punição aos clubes ingleses — como previsto no regulamento — por causa da postura deles. A CBF tem feito contatos com a Fifa para saber o andamento da negociação.

O Brasil enfrenta Venezuela, Colômbia e Uruguai, respectivamente, nos dias 7, 10 e 14 de outubro. O terceiro jogo será em solo brasileiro: Manaus foi a sede escolhida.