Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Jorge Jesus "joga a vida" na Champions após ano de desastres no Benfica

Jorge Jesus teve uma primeira temporada pra lá de conturbada em seu retorno ao Benfica - Patricia de Melo Moreira/AFP
Jorge Jesus teve uma primeira temporada pra lá de conturbada em seu retorno ao Benfica Imagem: Patricia de Melo Moreira/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/08/2021 04h00

O Benfica entra em campo nesta quarta-feira (18), às 16h (de Brasília), contra o PSV, com o peso de uma temporada inteira sobre os ombros do time e do técnico Jorge Jesus. Depois de um ano cheio de dificuldades, com decepções dentro e fora de campo, o time português enfrenta agora sua última barreira para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, objetivo que não foi alcançado em 2020/2021.

A eliminação na fase preliminar da Champions da temporada passada para o PAOK — então comandado por Abel Ferreira, atual treinador do Palmeiras — foi o prenúncio de uma temporada desastrosa. O time de Jesus tinha investido pesado em contratações, inclusive a do próprio técnico, que vinha de grande trabalho no Flamengo. Mas não conseguiu dar a resposta em campo.

Ao todo, foram mais de 100 milhões de euros gastos em nomes como Everton Cebolinha, Pedrinho, Lucas Veríssimo, Otamendi e outros. Mas, além da queda precoce na Liga dos Campeões, o time ficou apenas na terceira colocação do Campeonato Português, atrás dos eternos rivais Porto (vice) e Sporting (campeão).

Soma-se a isso o ambiente conturbado fora de campo. Se com a torcida do Flamengo o nome de Jesus é unanimidade, o mesmo passa longe de acontecer com a do Benfica. Parte dos fãs ainda não perdoa a ida do treinador para o Sporting, em 2015, e ainda vê o novo trabalho com desconfiança.

Além disso, o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, recentemente chegou a ficar preso, acusado de fraude e sonegação de impostos.

Para tentar dar a volta por cima, o Benfica manteve Jesus e foi de novo às compras, mas com um poder de investimento bem menor: o reforço mais caro foi o centroavante ucraniano Yaremchuk, que chegou por 17 milhões de euros do Gent, da Bélgica. Na primeira fase preliminar da Champions, o time passou pelo Spartak Moscou, da Rússia, com duas vitórias.

A classificação espantou um pouco da pressão, mas não impediu que a imprensa portuguesa tratasse os confrontos com o PSV como os "jogos da vida". O primeiro jogo, hoje, é no Estádio da Luz, em Lisboa; a volta está marcada para a próxima terça (24), na Holanda. Para Jesus, assim como foi contra o PAOK no ano passado, é mais um duelo que pode definir todo o rumo de uma temporada.