Topo

Tite convoca 6 campeões olímpicos e usa exemplos de Darlan e Bia na seleção

Seleção brasileira de futebol conquistou o ouro na final contra a Espanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Clive Mason/Getty Images
Seleção brasileira de futebol conquistou o ouro na final contra a Espanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: Clive Mason/Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

13/08/2021 12h40

Seis dos 22 jogadores que conquistaram há uma semana a medalha de ouro pela seleção brasileira no futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio foram convocados por Tite para três rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, em setembro: Daniel Alves, Guilherme Arana, Bruno Guimarães, Claudinho, Matheus Cunha e Richarlison.

De acordo com o treinador, são nomes que subiram na avaliação durante a disputa no Japão. "A gente busca sempre concorrência de performance. Quando nós temos essa integração com as seleções de base tu vês que é uma reciprocidade de informações, condutas, similaridade de conduta ética, de ver futebol muito parecido. Fica aqui também o reconhecimento quando falo disso ao Jardine [técnico da seleção olímpica], ao Gustavo e ao Paulo [auxiliares]", disse, antes de completar:

"É uma grande conquista que acaba tendo esse intercâmbio natural. Nessa performance e concorrência que têm entre eles [jogadores] a busca de estar [na seleção] nesse momento ou em momento futuro."

A frase de Tite gerou um questionamento posterior na entrevista coletiva que definiu os convocados para enfrentar Chile (dia 2), Argentina (dia 5) e Peru (dia 9). Se a seleção olímpica não tivesse conquistado medalha nos Jogos Olímpicos, o mesmo número de jogadores teria chance na equipe principal logo de cara? O treinador mencionou Darlan Romani, quarto colocado no arremesso de peso, e Beatriz Ferreira, medalha de prata no boxe feminino, em sua longa resposta:

"Nós enquanto sociedade só valorizamos o primeiro colocado e achamos que os outros todos não tem valor. Eu vou falar porque lutei na minha vida e vou continuar lutando contra a ignorância, inclusive a minha. Vou buscar conhecimentos onde eles estiverem e não tenho vergonha nenhuma de dizer 'não sei e vou buscar.' Mas quando vemos o Darlan fazer arremesso de peso e ser quarto colocado nas Olimpíadas passa a ser um exemplo a ser seguido porque no vídeo mostra seu treinamento em condições precárias. Ele é exemplo para mim e para uma série de garotos que olha e vê nele um vencedor porque superou adversidades. Quando vê uma Bia que é medalha de prata, perde e pede desculpas, eu não desculpo não, porque tu me orgulha enquanto ser humano, Bia. O quanto tu trabalhou para chegar. não estou falando de marmanjo com opinião formada, mas quando tu vê a garotada ela vai saber o quanto se trabalhou para chegar nesse momento. Não é a condição de medalha de ouro ou prata que diferencia avaliação dos profissionais, é o desempenho técnico e tático e o contato com a comissão técnica. Se eu não tivesse tido a oportunidade de perder, de ser demitido, não teria a oportunidade de chegar onde cheguei."