Topo

Grêmio encaminha contratação de meia do Cerro Porteño, do Paraguai

Mathias Villasanti jogou a Copa América de 2021, no Brasil, pela seleção do Paraguai - Juan I. Roncoroni-Pool/Getty Images
Mathias Villasanti jogou a Copa América de 2021, no Brasil, pela seleção do Paraguai Imagem: Juan I. Roncoroni-Pool/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/08/2021 09h12

O Grêmio tem negociação em andamento para contratar Mathias Villasanti, do Cerro Porteño. O camisa 20 do clube de Assunção é a aposta da diretoria gremista, e de Felipão, para suprir a saída de Matheus Henrique, negociado com o Sassuolo-ITA. O clube gaúcho e o time do Paraguai acertam os últimos detalhes sobre a forma de pagamento da negociação por Villasanti. A previsão nos bastidores é de que a conclusão das tratativas deve ser anunciada no início da semana.

Aos 24 anos, Villsanti tem contrato com o Cerro Porteño até dezembro de 2024. É um meia que atua como volante e meia armador, capitão no Cerro e com presença constante na seleção paraguaia.

O Grêmio vai adquirir boa parte dos direitos econômicos do jogador, mas o time de Assunção deseja (e deve) permanecer com fatia de olho em futura transferência.

A busca por um jogador de meio-campo é antiga no Grêmio. Ao longo dos últimos meses, as características do atleta desejado se alteraram pouco. Desde a chegada de Felipão, a diretoria se debruçou atrás de alternativas para rechear a lista de opções do elenco.

O plano é ter Villasanti como um jogador que ajude o time a chegar ao ataque. O nome dele se enquadra no perfil que também quer ter nomes com projeção. Ou seja, mesmo com a situação difícil no Campeonato Brasileiro, um reforço para ajudar também a médio prazo.

Mathias Villasanti tem sido treinado no Paraguai por Francisco Arce, ídolo de Grêmio e Palmeiras no Brasil. O ex-lateral direito trabalhou com Luiz Felipe Scolari em Porto Alegre e também em São Paulo. O meia também foi colega de Diego Churín, atualmente no Grêmio, no Cerro Porteño. Em 2020, quando a diretoria gremista fechou a chegada do centroavante, sondou a situação de Villasanti.

Na atual temporada, Villasanti disputou 22 partidas pelo Cerro Porteño — entre Copa Libertadores e as duas fases do campeonato paraguaio. Na seleção do Paraguai, foram quatro jogos pela Copa América e seis participações em duelos das eliminatórias.