Topo

Santos

Liberado pelo Corinthians, Camacho chega ao clássico em alta pelo Santos

Guilherme Camacho em ação pelo Santos - Ivan Storti
Guilherme Camacho em ação pelo Santos Imagem: Ivan Storti

Gabriela Brino e Yago Rudá

Colaboração para UOL, em Santos e São Paulo

08/08/2021 04h00

Anunciado pelo Santos em junho, Camacho precisou de apenas três jogos para convencer o técnico Fernando Diniz de sua titularidade. Diferentemente de seu período no Corinthians, onde teve dificuldade para encontrar espaço, o jogador de 31 anos foi a grande solução para o meio-campo santista.

Hoje, às 16h (de Brasília), Camachovai reencontrar ex-companheiros na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, menos de dois meses de rescindir com o Timão.

Até o momento foram 12 jogos pelo Peixe, sendo dez como titular. Velho conhecido de Diniz, com quem trabalhou no Audax, Guaratinguetá e Atlhetico-PR, Camacho tem a confiança treinador por sua experiência, técnica e, principalmente, a boa saída de bola.

No Corinthians, porém, a segunda passagem do meio-campista não foi das melhores. No ano passado, sob o comando de Tiago Nunes -- com quem também havia trabalhado no Atlhletico-PR --, o jogador iniciou a temporada como dono de uma vaga no meio de campo ao lado de Victor Cantillo. A saída de Nunes, porém, lhe custaram minutos em campo, ao passo que os maus resultados do time também motivavam a busca por novidades e mudanças na equipe.

Já nesta temporada, Camacho flertou com a titularidade, mas derrapou em momentos relevantes da temporada, como nos jogos contra River Plate (PAR) e Penãrol -- ambos pela Copa Sul-Americana. O volante passou a ser preterido por Vagner Mancini e viu nomes menos badalados do elenco, como Roni e Xavier ganharem a preferência da comissão técnica.

Esse conjunto de fatores fez com que Camacho olhasse com bons olhos a proposta do Santos. A contratação foi um pedido de Fernando Diniz, e aí o meio-campista não precisava pensar duas vezes antes de rescindir seu contrato e assinar com o clube da Baixada. Não só por seu relacionamento com o técnico, mas pelo estilo de jogo praticado pelo time.

Hoje, Camacho é o braço direito de Diniz e se destaca por sua regularidade e bons números. De acordo com o Sofascore, o meia-campista acerta 90% dos passes e 75% das bolas longas. Seu contrato com o Peixe vai até dezembro de 2022.

Santos