PUBLICIDADE
Topo

Cruzeiro

Filme inédito sobre fundação do Cruzeiro será lançado com sessão no YouTube

Média-metragem foi produzido com dinheiro captado por meio de leis de incentivo - Divulgação
Média-metragem foi produzido com dinheiro captado por meio de leis de incentivo Imagem: Divulgação

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

21/07/2021 04h00

Classificação e Jogos

Ações pelo centenário do Cruzeiro, comemorado ao longo de 2021, seguem acontecendo em Minas Gerais. Uma das apostas será lançada em 30 de julho, em parceria do Instituto Palestra Itália junto com o Instituto Vivas. O média-metragem 'Em Busca da História do Cruzeiro', que como o próprio nome diz, faz um resgate de parte dos cem anos de fundação de um dos clubes mais vitoriosos do Brasil.

O lançamento acontece em uma data emblemática, já que no dia será comemorado os 45 anos da primeira conquista do Cruzeiro na Copa Libertadores. O título aconteceu em uma final memorável contra o River Plate, em 1976.

A obra foi construída a partir de entrevistas com personagens importantes ao longo dos anos vividos pela Raposa. Mais de 70 entrevistas foram feitas dentre ex-jogadores, historiadores, jornalistas, torcedores, dirigentes, funcionários e filhos dos operários imigrantes que deram início à grandiosa história celeste

O filme será exibido pela primeira vez às 19h do dia 30 no canal oficial do Cruzeiro, na plataforma YouTube. O conteúdo estará disponível abertamente e de graça ao público.

O documentário foi dirigido pelos profissionais André Amparo e Gustavo Nolasco, sob a tutela da CEO do Instituto Palestra Itália, Deis Chaves.

"A história do Cruzeiro - além dos títulos, que são muitos e cada um deles merece um documentário à parte -, tem uma característica especial que é esta relação com a comunidade italiana que vai resultar na sua fundação cem anos atrás, quando Belo Horizonte estava começando a se modernizar e ganhar os ares da capital que conhecemos hoje. É um pouco em busca deste início, deste começo que o documentário vai atrás, desta intersecção entre mineiros e italianos que resulta no projeto de um dos maiores clubes do Brasil e do mundo", explicou Chaves.

Dentre algumas novidades, o filme terá, segundo os idealizadores do projeto, um presente para toda a torcida do Cruzeiro: uma versão nova do hino do Palestra Itália, composto em 1922 por Arrigo Buzzacchi e Tolentino Miraglia. A versão inédita foi interpretada pelos músicos cruzeirenses Alysson Zuin e César Maurício (ex-vocalista das bandas Virna Lisi e Radar Tantã).

Imagens inéditas cedidas por famílias de palestrinos e cruzeirenses, trechos de outros documentários produzidos sobre o time, além de entrevistas exclusivas com expoentes do futebol e da crônica esportiva brasileira, como o ex-jogador Tostão e o jornalista Juca Kfouri, também incrementam a produção.

Cruzeiro