Topo

Camacho e Diniz voltam a se unir na Sul-Americana após título do Athletico

Camacho já jogou a Sul-Americana por Athletico-PR e Corinthians - Ivan Storti
Camacho já jogou a Sul-Americana por Athletico-PR e Corinthians Imagem: Ivan Storti

Do UOL, em São Paulo

13/07/2021 04h00

A estreia do Santos na Copa Sul-Americana, na quinta-feira (15), na Vila Belmiro, contra o Independiente-ARG, terá traços marcantes para dois personagens alvinegros. O volante Camacho e o técnico Fernando Diniz voltam a se unir no torneio três anos depois de iniciarem a campanha que terminou com um histórico título do Athletico-PR.

Em 2018, o Athletico-PR iniciou a temporada apostando em Fernando Diniz como comandante. E Camacho chegou logo em seguida por empréstimo do Corinthians. Era o reencontro da dupla depois do sucesso no vice-campeonato paulista do Audax em 2016.

Eles fizeram parte do início da campanha do Athletico, eliminando o Newell's Old Boys, da Argentina, na primeira fase. Na ocasião, Camacho atuou como lateral direito no primeiro jogo e foi substituído por Bruno Guimarães, hoje um dos jogadores da seleção brasileira olímpica. Na volta, atuou nos 90 minutos.

Após a demissão de Diniz, que havia deixado o Furacão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, Camacho não teve mais chances para atuar na Sul-Americana. Bruno Guimarães, Wellington e Lucho González eram os volantes preferidos do técnico Tiago Nunes, que havia assumido o comando.

Com a queda de Diniz, o Athletico se reinventou até a conquista do inédito título. Bruno Guimarães virou titular absoluto, enquanto Raphael Veiga e Rony -hoje no Palmeiras- começaram a se destacar. O Furacão, então, passou por Peñarol, Caracas-VEN, Bahia e Fluminense antes de derrotar o Junior Barranquilla na decisão. Nesse período, as chances de Camacho no time se resumiam ao Brasileirão.

Fiasco no Timão

Camacho voltou a ter oportunidade de jogar a Sul-Americana em 2021 pelo Corinthians. O técnico Vagner Mancini parecia disposto a dar-lhe a titularidade no Timão. E foi assim em quatro dos primeiros cinco jogos.

A campanha do Corithians, porém, não foi nada satisfatória. Foram apenas quatro pontos somados nos primeiros quatro jogos, incluindo duas derrotas para o Peñarol. Como apenas o vencedor de cada chave avançaria às oitavas de final, os uruguaios se tornaram os favoritos. O Timão ainda venceu suas duas últimas partidas, mas sem alcançar a liderança.

Camacho foi titular em quatro desses jogos e atuou o tempo todo no empate sem gols da estreia contra o River Plate-URU. Foram cerca de 300 minutos em campo. Na última partida, o Corinthians já foi dirigido por um técnico-interino, já que Mancini foi demitido e substituído por Sylvinho.

Nova chance na Sula

Camacho vinha ganhando elogios por suas atuações no Corinthians, mas não contava com a simpatia da torcida. Como o Santos tinha carência de jogadores no meio-campo, foi a oportunidade perfeita para um reencontro com Fernando Diniz. Não demorou para que virasse titular depois da lesão do capitão Alison.

Inscrito com a camisa 20, é um dos confirmados no meio-campo para começar o jogo de quinta-feira. Jean Mota, que está suspenso no Brasileirão, e Gabriel Pirani devem completar o setor.

Fernando Diniz conta com o reforço do zagueiro Luiz Felipe, que não enfrentou o Palmeiras por estar suspenso, mas tem outras dúvidas para definir o time. Na lateral esquerda, Moraes e Felipe Jonatan disputam posição. No ataque, Kaio Jorge está fora há três jogos por desgaste muscular. Se puder atuar, Lucas Braga deixa a equipe.