Topo

Corinthians

João Victor celebra momento no Corinthians e crava 'briga lá em cima' no BR

João Victor tem sido peça importante no Corinthians de Sylvinho  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
João Victor tem sido peça importante no Corinthians de Sylvinho Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

07/07/2021 12h49

Companheiro de Gil na zaga do Corinthians, o jovem João Victor, de apenas 22 anos, celebrou o momento pessoal no clube do Parque São Jorge. Depois de ser emprestado para a Inter de Limeira e para o Atlético-GO na temporada passada, o jogador assumiu a titularidade no Alvinegro e, até agora, detém o título de melhor defesa do Brasileirão. Embora os resultados em campo ainda não tenham agradado a torcida, o defensor garante que a equipe brigará na parte de cima da tabela.

"Não levamos tanto em consideração (referindo-se às críticas recebidas). A gente sabe o quanto que a gente se dedica, o quanto que a gente trabalha e vamos brigar lá em cima sim. Vocês vão ver onde a gente vai terminar o campeonato", cravou o zagueiro.

Em nove rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro, o Corinthians soma 11 pontos ganhos e ocupa a 13ª colocação — fora da zona de classificação para a Copa Sul-Americana da próxima temporada. Em contrapartida, a defesa sofreu apenas sete gols, possui a melhor média de todos os 20 clubes da competição, e por isso João Victor vê o Timão no caminho certo.

"Realmente estamos fazendo muitos treinos específicos no sistema defensivo. Um time que não toma gol é um time que tem mais chances de vencer uma partida. A gente treina muito bola aérea, bola parada, saída de jogo. São coisas que acontecem no jogo e temos que estar ligados, concentrados para não errar. São esses pequenos detalhes, uma informação, um posicionamento, que faz total diferença em um jogo. Acho que isso está fazendo a gente ter muito sucesso ali no sistema defensivo", explicou o jogador.

Nas duas próximas rodadas, o Corinthians joga fora de casa. Na quinta (8), às 21h (de Brasília), a equipe visita a Chapecoense na Arena Condá. No fim de semana, o Alvinegro embarca para o Nordeste e encara o Fortaleza, no Castelão.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Corinthians, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e YouTube.

Veja outros trechos da entrevista coletiva do zagueiro João Victor:

Sobre o trabalho do Sylvinho

"A participação do Sylvinho é a mais importante para a gente. Como ele conhece muito do sistema defensivo vem passando muitas funções e isso faz com que a gente faça poucas faltas e tome poucos gols".

Sobre rendimento da equipe fora de casa

"Nos jogos em casa estamos pegando equipes de muita qualidade, mas estamos sempre buscando a vitória. Nesses dois jogos fora de casa vamos em busca dos seis pontos, mas não queremos perder pontos, perder partidas. Queremos sempre subir na tabela e tenho certeza que faremos dois grandes jogos agora".

Sobre dupla com Gil

"A dupla tem dado muito certo. É um cara muito experiente, um cara que me passa conselhos de posicionamento dentro da partida. Eu tenho muito a agradecer. Em termos de algo que eu possa estar ajudando ele, eu acho que é mais a juventude em termos de me dedicar, correr em uma bola extra. Espero que a gente possa seguir muito bem nesse campeonato".

Sobre bastidores com o técnico Sylvinho

"Ele é um cara muito tranquilo, eu vejo pouco ele conversando coisas extracampo. Ele é muito focado no trabalho, quando a gente está treinando ele leva muito a sério e não fica resenhando não".

Sobre mudança entre uma temporada e outra

"Foi uma mudança tremenda. Quando eu fui para o Atlético-GO tive a oportunidade de fazer um grande Brasileiro. Foi um lugar que eu cresci muito e sei que se eu não tivesse rendido o que eu rendi lá não teria voltado para cá. Tenho certeza que essa mudança veio para melhorar e vou me dedicar sempre o máximo para dar alegrias à torcida".

Sobre planejamento no Brasileirão e posição na tabela

"Jogamos para ganhar, se não ganharmos vamos pensar em empatar. Jamais perder. Vamos brigar lá em cima".

Sobre o esquema com três volantes

"Os resultados vêm demonstrando. O Cantillo no meio de campo é um cara que dá uma dinâmica de jogo muito boa, é um cara que consegue inverter a bola, erra poucos passes. É uma coisa que ajuda a gente, ele é um bom marcador. Quem entrar, tanto o Roni como o Gabriel, eu tenho certeza que vai dar conta do recado e se dar bem ali".

Sobre vivência com jogadores mais experientes

"Eles repercutem da melhor maneira possível. Jogar em um clube grande como o Corinthians e ganhar, fazer história, é uma sensação única. A torcida em massa, te apoiando, te elogiando você fica mais confortável. É uma coisa muito bacana".

Sobre referências na posição

"O Gamarra é um ídolo não só pra mim, mas também para todos os zagueiros. O Gil é um cara que eu me inspiro aqui dentro do Brasil. Um cara que é uma referência pra mim e não joga aqui no Brasil é o Sérgio Ramos. Um cara que é multicampeão, um líder dentro de campo".

Sobre erros contra São Paulo e Red Bull Bragantino

"Não teve nenhuma conversa específica comigo. Eu sei que errei naqueles lances. Serve de aprendizado, eu nunca entro em campo pensando em errar. Eu errei e estou concentrado para não acontecer aquilo. Vamos seguir em frente com a melhor defesa".

Corinthians