Topo

Sem clube, mas em grande fase, Messi encara desafio que resta na carreira

Messi vive grande fase e busca a glória que falta na carreira: conquistar títulos pela seleção - Heber Gomes/AGIF
Messi vive grande fase e busca a glória que falta na carreira: conquistar títulos pela seleção Imagem: Heber Gomes/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

06/07/2021 04h00

Títulos por clube, Messi tem os maiores. Conquistas individuais, ele possui todas que um atleta pode ter. Mas algo falta na carreira do atacante de 34 anos: sucesso pela seleção principal. Sem jamais conquistar um título vestindo a camisa da Argentina, mais uma oportunidade se apresenta agora com a Copa América.

Messi está lutando por isso e faz em 2021 sua melhor campanha pelo torneio. O camisa 10 ainda se vê perto de recordes, como ser o maior artilheiro em atividade ou de toda história da competição, perto de serem atingidos. Pela seleção de seu país, ele já é o atleta com mais jogos disputados.

Recordes e partidas iluminadas não são novidade para um craque que já foi eleito em seis temporadas o melhor jogador do mundo. O que soa estranho é que agora ele está sem clube. Com o fim do vínculo com Barcelona, até que decida pela renovação ou busque outro destino, o jogador se vê livre de qualquer amarra contratual. Sua cabeça está totalmente voltada para o que pode fazer pela equipe comandada por Lionel Scaloni.

E tem feito muito. São quatro gols e quatro assistências em, até agora, quatro jogos no torneio, o que totaliza duas participações em gol por partida. Está na ponta, ou perto dela, em praticamente todos os quesitos ofensivos da competição.

Messi guiou a Argentina nas quartas de final da Copa América ao dar duas assistências e marcar um gol na vitória sobre o Equador, mas carrega, ao mesmo tempo, um trauma na bagagem: três derrotas em finais e um período de cinco anos longe da decisão do torneio de seleções mais importante do continente.

Messi, aos 20 anos, esteve no time argentino derrotado em 2007 pelo Brasil na final. Em 2011, caiu nas quartas para o Uruguai em 2011. Depois perdeu duas finais seguidas para o Chile e, por fim, ficou na semifinal diante do Brasil novamente, em 2019.

Além disso, amarga derrota na final da Copa do Mundo de 2014 para Alemanha. Glórias pela seleção vieram apenas com Mundial Sub-20 e Jogos Olímpicos.

Hoje (6), a Colômbia será rival na semifinal. Messi pode estar fazendo sua última Copa América e obviamente não quer embarcar de volta à Argentina ou a Barcelona sem um título que, então, deixaria a Copa do Mundo como último nível a ser atingido.