Topo

Richarlison é alvo de racismo no Instagram após provocação a chilenos

Richarlison tenta drible sobre jogador do peru em jogo do brasil - Buda Mendes/Getty Images
Richarlison tenta drible sobre jogador do peru em jogo do brasil Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Leandro Pinheiro e João Victor Miranda

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo

05/07/2021 21h52

Richarlison, atacante do Everton (ING) e da seleção brasileira, foi alvo de comentários racistas em suas redes sociais. Os ataques partiram de torcedores chilenos após a vitória do Brasil sobre o Chile por 1 a 0 nas quartas de final da Copa América.

Em sua conta no Instagram, o jogador recebeu vários comentários ofensivos. Além das ofensas racistas, com emojis de macacos e bananas, a maior parte das respostas em suas publicações traz emojis de palhaço e provocações dizendo que o atacante deve "tentar se manter em pé".

A "invasão" chilena começou depois que Richarlison curtiu uma publicação no Twitter na qual um torcedor dizia "procura-se rival na América do Sul". Mesmo antes da partida contra o Peru, na noite de hoje, o atacante continuava sendo alvo dos comentários dos chilenos em suas publicações.

Em contato com o UOL, a assessoria de Richarlison afirmou que vem apagando os comentários racistas das publicações. Ainda não há definição se o jogador vai se manifestar sobre o assunto.

Na última sexta-feira, o Brasil venceu o Chile mesmo com um jogador a menos após a expulsão de Gabriel Jesus.

Após a partida, o chileno Arturo Vidal chegou a dizer que a sua seleção deixou os brasileiros "de joelhos", mesmo com a eliminação. Ele ainda cobrou uma "revanche" — Brasil e Chile voltam a se enfrentar em setembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.