Topo

Peru vence, passa em segundo e elimina a Venezuela da Copa América

Jogadores do Peru comemoram vitória contra a Venezuela na Copa América - Buda Mendes/Getty Images
Jogadores do Peru comemoram vitória contra a Venezuela na Copa América Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

27/06/2021 19h54

O Peru venceu a Venezuela por 1 a 0, com gol de Carrillo, hoje (27), no estádio Mané Garrincha, pela última rodada do Grupo B da Copa América. O placar classificou os peruanos como segundo da chave e mandou os venezuelanos de volta para casa.

O Peru chegou aos sete pontos e ficou atrás apenas do Brasil na classificação. Sua partida de quartas de final será em Goiânia, sexta-feira (2/07), contra o terceiro colocado do Grupo A. A lanterna Venezuela, com dois pontos, foi eliminada.

Foi bem: Oportunista, Carrillo marca

Carrillo foi oportunista e esbanjou experiência para fazer o primeiro gol do jogo. Em uma jogada confusa após cobrança de escanteio, chutou com força para vencer o goleiro Fariñez.

Foi mal: Córdova perde chance clara

O atacante Córdova, da Venezuela, perdeu a chance mais clara do jogo. Com placar ainda zerado, um rebote se ofereceu e ele cabeceou para fora.

Chances inacreditáveis desperdiçadas

Peru e Venezuela não fizeram gols no primeiro tempo, mas ambos perderam chances muito claras de fazer isso. O primeiro foi Yotún, que recebeu cruzamento de Corzo e, dentro da área, chutou para longe o que poderia ser o gol peruano. Em seguida, Savarino chutou, Gallese deu rebote e ficou caído. A bola se ofereceu a Córdova que, de cabeça, conseguiu o mais difícil: colocou para fora.

Soteldo começa no banco

O técnico Jose Peseiro optou por começar com Soteldo no banco. Recuperado de lesão, o ex-santista não tinha condições de atuar por 90 minutos. Sua entrada ocorreu apenas aos 23 minutos do segundo tempo, quando o time perdia por 1 a 0. Em campo, ele tratou de mostrar sua qualidade e empilhou vitórias pessoais.

O jogo da Venezuela: Ofensiva? Nada disso

A Venezuela é, sem dúvida, a seleção mais prejudicada pela Covid-19 nesta Copa América. Perdeu, ao todo, 11 jogadores ao longo do torneio, além de membros da delegação. Precisou convocar emergencialmente 15 atletas, depois liberou 11 quando os infectados testaram negativo.

Em meio a tantas idas e vindas, o técnico Jose Peseiro foi cobrado para montar uma seleção mais ofensiva. Porém, não pareceu muito sujeito às críticas e, contra o Peru, manteve sua equipe com uma linha de cinco defensores, quatro meio-campistas e apenas Córdova na frente. Em campo, o time produziu bem pouco para quem precisava pontuar.

O jogo do Peru: De olho nos próprios problemas

O Peru estava praticamente classificado. Apenas um desastre tiraria o time de Ricardo Gareca das quartas de final. E não aconteceu. Por isso, o treinador tratou de resolver os problemas defensivos de sua equipe. Com Yotún e Tapia protegendo o quarteto defensivo, o Peru foi seguro na maior parte do jogo. Sofreu em chutes de média distância e pela aparente instabilidade do goleiro Gallese, que cometeu falhas.

FICHA TÉCNICA:

VENEZUELA 0 x 1 PERU
Data e hora: 27/06/2021 (domingo), às 18h (de Brasília)
Local: estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Gabriel Chade e Eduardo Cardozo (ambos ARG)
VAR: Derlis Fabian Lopez (PAR)
Cartão amarelo: Hernández (VEN)
Gols: Carrillo, do Peru, aos 3 minutos do segundo tempo;

VENEZUELA: Fariñez; Rosales (Gonzáles), Villanueva, Hernández, Del Pino Mago e Ferraresi; Moreno, Cásseres Jr (Martínez), Castillo (Soteldo) e Savarino (Otero); Córdova (Hurtado). Técnico: Jose Peseiro

PERU: Gallese; Trauco, Callens (Abram), Araujo e Corzo; Renato Tapia (Cartagena), Yotún, Carrillo (Garcia), Peña e Cueva (Valera); Lapadula (Ormeño). Técnico: Ricardo Gareca