Topo

Argentina marca cedo, vence o Paraguai e lidera grupo na Copa América

Argentina comemora gol contra o Paraguai pela Copa América - Pedro Vilela/Getty Images
Argentina comemora gol contra o Paraguai pela Copa América Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

21/06/2021 22h54

A Argentina marcou com menos de 10 minutos de jogo o gol da vitória sobre o Paraguai, hoje (21), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Papu Gómez colocou na rede o feito solitário no 1 a 0 pela terceira rodada do grupo A da Copa América, e que significou a liderança na chave.

Com sete pontos, a Argentina foi beneficiada pelo empate entre Chile e Uruguai, que ocorreu mais cedo, em Cuiabá. Desta forma, se isolou na ponta. O Paraguai, com três pontos, ocupa o terceiro lugar.

Os paraguaios permanecem em Brasília para encarar o Chile, quinta-feira (24). Já a Argentina folga na próxima rodada e volta a jogar apenas na segunda-feira (28), contra a Bolívia, no Rio de Janeiro.

Foi bem: Di María dá ótima assistência

Di María ganhou oportunidade como titular e aproveitou. Logo no início do jogo, recebeu de Messi e deu assistência no lugar certo e no tempo perfeito para o gol de Gómez. Além disso, teve várias arrancadas, boas conclusões de fora da área e ocupou muito bem o lado direito ofensivo.

Foi mal: Aguero "cansa" e é substituído

Aguero começou bem o jogo, mas cansou rapidamente. No segundo tempo, com claros sinais de desgaste, foi o primeiro a ser substituído.

Árbitro evita gol contra de Alonso

Júnior Alonso faria um gol contra ao fim do primeiro tempo, mas foi "salvo" pela arbitragem. O juiz assinalou impedimento de Messi em uma conclusão de Di María que antecedeu o gol. O lance foi revisado pelo VAR, que manteve a decisão de campo.

O jogo da Argentina: evolução com time mais "rodado"

Lionel Scaloni optou por um time mais "rodado". Aguero, Papu Gómez e Di María entraram no setor ofensivo e deram a qualidade técnica que parecia faltar. Logo no início, com gol cedo, a Argentina dava sinas de que ganharia com facilidade. Porém diminuiu o ritmo ao longo do primeiro tempo e viu o crescimento do Paraguai assustar, principalmente em jogadas pelo lado direito de defesa. Pressionada, a Argentina tratou de tentar se fechar e ganhar tempo na etapa final.

O jogo do Paraguai: demora para "entrar no jogo"

O jogo para o Paraguai demorou 20 minutos a mais do que deveria para começar. Com princípio muito aquém do que pode mostrar, o time de Eduardo Berizzo sofreu um gol e parecia que seria vítima fácil. Mas, a partir da aproximação de Romero Gamarra e Almirón, pela esquerda de ataque, as jogadas começaram a sair. Sobraram cruzamentos e boas tramas entre eles, mas faltou conclusão e refino técnico para um rendimento melhor.

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 1 X 0 PARAGUAI
Data
: 21/06/2021 (segunda-feira)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Jesús Valenzuela
Auxiliares: Carlos López e Jorge Urrego
VAR: Jhon Ospina
Cartões amarelos: Gustavo Gómez (PAR); Paredes (ARG)
Gols: Papu Gómez, da Argentina, aos 9 minutos do primeiro tempo;

Argentina
Martínez; Molina, Pezzella, Romero e Tagliafico; Paredes (Angel Correa), Guido Rodríguez e Papu Gómez (De Paul); Messi, Aguero (Joaquin Correa) e Di María (Dominguez).
Técnico: Lionel Scaloni.

Paraguai
Silva; Espínola, Gustavo Gómez, Júnior Alonso e Arzamendia; Piris da Motta (Sanchez), Cubas (Lucena), Romero Gamarra (Villamayor) e Almirón; Ávalos (Samudio) e Angel Romero (González).
Técnico: Eduardo Berizzo.