Topo

Torcedor do City é banido dos estádios por três anos após gestos racistas

Torcedor do Manchester City foi punido na Inglaterra - Jan Kruger - UEFA/UEFA via Getty Images
Torcedor do Manchester City foi punido na Inglaterra Imagem: Jan Kruger - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/06/2021 16h07

Anthony Burke, um torcedor do Manchester City flagrado pelas câmeras de televisão fazendo gestos racistas para Fred, Lingard e Martial em uma partida contra o Manchester United em 2019 foi banido por três anos dos estádios da Inglaterra.

Em agosto do ano passado, ele se declarou inocente à justiça, mas segundo o 'Mirror', um juíza do Tribunal de Tameside, na Grande Manchester, o considerou culpado por ofensa à ordem pública com agravamento racial.

Durante uma cobrança de escanteio, Burke imitou um macaco na frente dos jogadores o United. Um funcionário do estádio testemunhou contra Burke, que negou que ter sido racista, alegando que apenas "xingou os jogadores".

Além da proibição, Burke terá que pagar uma multa de 500 euros (R$ 3 mil), 250 euros (R$ 1,5) para os custos do processo e taxas.

Em 2020, outro torcedor do City, Ian Baldry, de 58 anos, foi banido por cinco anos por usar termos racistas ao comemorar um gol de Sterling. No mesmo ano, três pessoas foram presas após uma partida entr Brighton e Chelsea, pelo Campeonato Inglês, por ofensas homofóbicas e racistas nas arquibancadas.