Topo

Fim de sonho: diretoria do Atlético-MG veta liberação de Nathan ao Santos

Nathan em aquecimento pelo Atlético-MG  - Pedro Souza/ Atlético-MG
Nathan em aquecimento pelo Atlético-MG Imagem: Pedro Souza/ Atlético-MG

Gabriela Brino e Guilherme Piu

Colaboração de Santos e Minas Gerais

27/05/2021 04h00

O Santos sonhou alto e, mesmo diante das dificuldades financeiras, tentou investir na contratação de Nathan, do Atlético-MG. Há alguns dias as partes conversam, mas a diretoria do Galo não deu muitas esperanças ao Peixe e já avisou: o meia de 25 anos não sai.

Os cartolas de Minas Gerais afirmam que não irão liberar o jogador, nem por venda ou empréstimo. Não só para o Peixe, mas para nenhum adversário direto.

Segundo apurou o UOL Esporte, a decisão do veto pela liberação do meio-campista ao Alvinegro praiano é categórica e imutável. Ainda de acordo com informações passadas à reportagem, o caso recente de Nathan se estende aos demais jogadores do grupo atleticano, que não sairão da Cidade do Galo para reforçarem rivais nacionais.

Falta de peças

Nathan foi procurado para suprir a falta de peças no meio-campo do Santos, que no momento conta com Jean Mota, Alison, Vinicius Balieiro e Gabriel Pirani. Ivonei está sendo testado pelo técnico Fernando Diniz, que já avisou à direção que precisa de um reforço para a posição.

O nome atleticano agradou, e muito, a Diniz, que deu sinal verde ao departamento de futebol para investir no reforço. O Alvinegro também contava com a vontade do atleta em deixar Minas Gerais, já que tem sido pouco aproveitado com Cuca. De antemão, o treinador atleticano não viu com bons olhos a liberação devido aos eventuais desfalques que terá de contornar após as convocações das seleções para jogos das Eliminatórias para a Copa de 2022, sem contar as Olimpíadas.

No caso de Natan, contudo, Cuca até voltou atrás e liberou o atleta, mas deixou o assunto nas mãos da direção. Segundo apurou o UOL, o Peixe estava disposto a desembolsar uma boa quantia pelo jogador, que era visto como "a peça certa", mas teve suas tentativas frustradas.

Nathan fica

Nathan teve 100% dos direitos econômicos adquiridos pelo Atlético-MG em julho do ano passado. O clube mineiro pagou ao Chelsea (ING) à época algo na casa dos 3 milhões de euros [R$ 17,9 milhões quando finalizado o negócio]. O vínculo alvinegro com o jogador agora tem validade até junho de 2024.

Nathan, do Atlético-MG, em jogo contra Cerro Porteño pela Libertadores  - Pedro Souza/ Atlético-MG - Pedro Souza/ Atlético-MG
Nathan, do Atlético-MG, em jogo contra Cerro Porteño pela Libertadores
Imagem: Pedro Souza/ Atlético-MG

O atleta é uma opção para a meia do Galo, porém não tem a condição de titular há um tempo. Sob a orientação de Jorge Sampaoli, Nathan até conseguiu certo destaque, mas foi atrapalhado pelas lesões.

Agora, com Cuca, ele tem ficado fora do time por opção técnica mesmo. Apesar disso, o treinador utilizou Nathan durante a partida de terça-feira Nathan o Deportivo La Guaira, no fechamento da fase de grupos da Copa Libertadores. Na ocasião, ele fez um dos gols na goleada do Atlético-MG 4 a 0 em cima dos venezuelanos.

Com 90 jogos e 12 gols com a camisa atleticana, Nathan deseja ter mais assiduidade nos jogos e quer atuar mais, mesmo que para isso tivesse que se transferir. Entretanto, sua saída agora é bem complicada.

O mercado e a condição financeira do clube, em dificuldade e mantido por investimentos de mecenas, até obriga o Galo a fazer vendas para movimentar os recursos extraordinários. Entretanto, essas negociações são buscadas mais com o exterior, justamente para fugir da questão de potencializar um adversário nacional.