Topo

Grêmio tem trio no radar da seleção olímpica e analisa liberação

Matheus Henrique é um dos jogadores do Grêmio na pré-lista da seleção para Jogos de Tóquio -  Agustin Marcarian - Pool/Getty Images
Matheus Henrique é um dos jogadores do Grêmio na pré-lista da seleção para Jogos de Tóquio Imagem: Agustin Marcarian - Pool/Getty Images

Jeremias Wernek e Danilo Lavieri

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo

12/05/2021 04h00

André Jardine, treinador da seleção brasileira que vai aos Jogos Olímpicos de Tóquio, tem até 30 de junho para entregar a lista de jogadores convocados para o torneio. Pelo menos três atletas do Grêmio estão no radar da comissão técnica, e o clube gaúcho ainda analisa qual vai ser sua posição, em caso de chamado. Por ser competição fora do calendário da Fifa, as convocações podem ser vetadas pelos times.

Segundo apurou o UOL Esporte, o goleiro Brenno, o volante Matheus Henrique e o meia Jean Pyerre estão na lista de nomes observados para a seleção olímpica. Os três apareceram, inclusive, em uma listagem preliminar organizada pela CBF a pedido do COI (Comitê Olímpico Internacional).

A seleção brasileira olímpica enviou uma lista no início do ano com centenas de nomes para a organização dos Jogos. Os convocados na relação final precisam, obrigatoriamente, estar entre os cadastrados na relação prévia.

Brenno é o novo goleiro titular do Grêmio. Ele tomou a posição após oscilação de Vanderlei, agora no Vasco, e falhas de Paulo Victor na final da Copa do Brasil. Recentemente, ele renovou contrato até o final de 2024.

Matheus Henrique é titular do Grêmio desde 2019, mas recentemente oscilou de rendimento. Com Tiago Nunes, ganhou até mais liberdade e novas atribuições em um meio-campo reformado.

Jean Pyerre se recupera de lesão muscular, com chance de voltar no segundo jogo da final do Gauchão, e é elogiado em Porto Alegre e na sede da CBF pela técnica e visão de jogo. Corre risco de ficar fora por conta dos problemas físicos.

Ferreira, autor de oito gols pelo Grêmio na temporada, é especulado como alternativa caseira em caso de vetos de clubes europeus a jogadores chamados do Velho Continente.

Em Porto Alegre, o Grêmio definiu que vai esperar a relação final para se posicionar. O caso deverá ser tratado entre diretoria e comissão técnica, mediante contato por parte da CBF.

O Palmeiras vive caso semelhante. O clube foi sondado pela CBF sobre a convocação de Weverton, grande candidato a estar no trio acima dos 23 anos.

A lista de convocados para os Jogos Olímpicos terá 18 nomes. A data da convocação final ainda não foi definida pela CBF. Na sexta-feira (14), Tite convoca a seleção brasileira principal para os duelos contra Equador e Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo no Qatar.