Topo

Carioca - 2021

Rival do Flu na semifinal, Portuguesa-RJ já venceu Real Madrid e Benfica

Jogadores da Portuguesa-RJ comemoram gol sobre o Fluminense em partida do Carioca 2021 - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores da Portuguesa-RJ comemoram gol sobre o Fluminense em partida do Carioca 2021 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/05/2021 04h00

Na briga por uma vaga na final do Campeonato Carioca, o Fluminense terá pela frente a Portuguesa-RJ, clube que foi inspirado na Portuguesa Santista e tem no currículo históricas vitórias sobre o Real Madrid, da Espanha, e o Benfica, de Portugal. O primeiro duelo pela semifinal será hoje (2), às 16h, no Estádio Luso-Brasileiro.

Por ter terminado a Taça Guanabara, primeira fase do Estadual, na segunda colocação, o Tricolor das Laranjeiras tem a vantagem "do empate em pontos ganhos e saldo de gols". A Portuguesa-RJ ficou na terceira posição, e o Flamengo foi o líder, enquanto o Volta Redonda foi o quarto.

A equipe da Ilha do Governador, que tem como mascote justamente a zebra, foi uma das equipes de menor investimento que surpreendeu e fechou a etapa de classificação no G4, tendo seis vitórias, três empates e apenas duas derrotas. O curioso é que nenhum dos resultados negativos foi em duelos com os times grandes - empatou com Flamengo e Botafogo e ganhou de Fluminense e Vasco.

Fundada em 17 de dezembro de 1924, a agremiação teve inspiração no clube homônimo de Santos. Empreendedores portugueses do ramo de sacos plásticos que atuavam no Rio de Janeiro realizaram uma partida contra companheiros de São Paulo, que terminou empatada em 1 a 1. Após a partida, como grande parte dos que jogaram tinham origem lusitana e os santistas eram simpatizantes da Portuguesa, surgiu a ideia de criar a Portuguesa-RJ.

Jornal relata vitória da Portuguesa-RJ sobre o Real Madrid, da Espanha - Reprodução Facebook 'Memórias do Futebol Carioca' - Reprodução Facebook 'Memórias do Futebol Carioca'
Imagem: Reprodução Facebook 'Memórias do Futebol Carioca'

Nesta história quase centenária, uma das grandes glórias é uma vitória por 2 a 1 sobre o Real Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu, em 4 de setembro de 1969. A grandiosidade deste resultado ainda ecoa e, não à toa, o presidente Marcelo Barros fez, recentemente, um convite ao clube merengue: um amistoso para "refazer" aquele embate como forma de celebrar os 100 anos da Lusa.

"Fizemos uma carta em espanhol e enviamos através do cônsul-geral da Espanha aqui no Rio de Janeiro. O Real Madrid recebeu, e Butragueño entrou em contato conosco. Ele passou que o jogo pode ser feito, mas tem de ter a logística do Real Madrid. Por isso, buscamos três anos antes, para poder ver tudo isso e estudar as maneiras para realizar esse jogo. Estamos vendo data e tentando encaixar, porque a logística do Real Madrid não é fácil. Mesmo que seja com uma equipe alternativa, a gente, com certeza, tem a intenção de fazer porque é um jogo histórico, que temos de festejar no ano do nosso centenário", disse Marcelo Barros, presidente da Portuguesa-RJ, ao UOL Esporte.

Além deste triunfo sobre a equipe merengue, há um outro duelo inesquecível aos adeptos do clube da Ilha do Governador. Em 13 de agosto de 1976, em São Januário, aconteceu a conquista do título do torneio Octávio Pinto Guimarães após vitória por 3 a 1 sobre o Benfica, de Portugal.

"Se conseguirmos realmente esse jogo contra o Real Madrid, pensamos também em ir a Portugal também. Vamos pensar grande, fazer essa excursão. Se conseguirmos o objetivo principal, a gente consegue os próximos", completou.

Disputa inédita

Esta é a primeira vez na história que a Portuguesa-RJ chega à semifinal geral da competição, objetivo que vinha sendo traçado pela diretoria. Para Marcelo, a classificação foi fruto de um trabalho que já vem de alguns anos e dos laços criados entre o elenco e todos os envolvidos com o clube.

"Acho que o segredo é união. União dos atletas, dos funcionários, de todos no clube em prol deste objetivo. Ano passado, batemos na trave, ficamos a uma vitória sobre o Botafogo para classificar. Agora, chegou nossa vez, a vez da Portuguesa. Conseguimos montar um grupo que está há três anos junto, grupo forte. Estamos buscando chegar a essa fase há algum tempo, e estamos todos muito felizes e unidos para que possamos chegar além. A união faz a força, e estamos mostrando isso em um ano difícil, em que tem de ser resiliente", apontou ele.

Romarinho comemora gol da Portuguesa-RJ sobre o Fluminense em jogo do Carioca 2021 - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Romarinho comemora gol da Portuguesa-RJ sobre o Fluminense em jogo do Carioca 2021
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

"Trabalho já vem de algum tempo. Fizemos contratações pontuais, mas 70% desse elenco jogou ano passado. Apostamos na manutenção de alguns jogadores que fazem parte do perfil do clube. Estamos muito satisfeitos com o que vem acontecendo. Vamos agora enfrentar uma grande equipe, que é o Fluminense. Sabemos das dificuldades, mas, com humildade, vamos tentar fazer um jogo igual e, quem sabe, surpreender", completou.

Deu zebra!

Jornal relata vitória da Portuguesa sobre o Vasco, em 1964 - Reprodução arquivo JB - Reprodução arquivo JB
Imagem: Reprodução arquivo JB

A zebra se tornou mascote da Portuguesa-RJ em alusão ao "Jogo do Bicho". A escolha aconteceu após uma vitória sobre o Vasco, em 1964, ocasião em que o time cruz-maltino era o franco favorito. À época, Gentil Cardoso, então técnico da Lusa, havia concedido uma entrevista na véspera da partida e indicado que "este jogo pode dar zebra", no sentido de dar algo diferente, alusão ao "Jogo do Bicho", em que o listrado animal não aparece entre os 25 a serem sorteados.

Com o triunfo, a Portuguesa-RJ ganhou a alcunha e deu também origem à expressão "deu zebra", comumente utilizada para resultados inesperados. Posteriormente, um boneco de zebra se tornou protagonista de um quadro do Fantástico, da Globo, quando eram anunciados os resultados da Loteria Esportiva.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA x FLUMINENSE

Data: 02/05/2021 (domingo)
Hora: 16:00 (de Brasília)
Local: Estádio Luso-Brasileiro
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Carlos Henrique Cardoso de Souza
VAR: Bruno Arleu de Araújo

Portuguesa-RJ:
Negueti; Watson, Muniz, Pedro e Guerra; Luiz Otávio, Mauro Silva, Cafú e Chay; Jhulliam e Romarinho. Técnico: Felipe Surian

Fluminense:
Marcos Felipe, Samuel Xavier, Manoel, Matheus Ferraz e Egídio; Wellington, Hudson, Cazares e Ganso; Bobadilla (Gabriel Teixeira) e Abel Hernández. Técnico: Roger Machado