PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Bahia vence ABC e se classifica para o mata-mata da Copa do Nordeste

Bahia venceu o ABC e garantiu vaga no mata mata do Nordestão - Felipe Oliveira / EC Bahia
Bahia venceu o ABC e garantiu vaga no mata mata do Nordestão Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/04/2021 18h06

Classificação e Jogos

O Bahia venceu o ABC, por 2 a 1, neste sábado (10), e garantiu a vaga no mata-mata da Copa do Nordeste. Na segunda colocação do Grupo A, com 13 pontos, o clube é o que mais balançou a rede na primeira fase do regional, com 15 gols assinalados. Com a derrota, o ABC foi eliminado e agora fica pelo caminho da competição. Na próxima fase, o Esquadrão enfrentará o CRB.

ABC abriu o placar logo no começo

O jogo estava aberto para os dois times, mas após falha na saída de bola adversária, Wallyson tocou para Maycon Douglas, que invadiu a área e balançou a rede, sem chances de defesa para Douglas Friedrich. Eram só 5 minutos de jogo e foi a primeira finalização do ABC.

Bahia tenta o empate, mas não consegue

Apesar do gol do ABC, o Bahia não desistiu do ataque. Em jogadas pela lateral, o Esquadrão tentou surpreender, mas as finalizações não trouxeram perigo ao goleiro Netinho. Gilberto, artilheiro do Nordestão, saiu da grande área para construir jogadas, mas não conseguiu finalizar nem permitir aos companheiros que criassem boas chances.

ABC se fecha na defesa

Após abrir o placar, o ABC ficou na defesa enquanto o Bahia avançou as linhas e tentou construir jogadas. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Wallyson sentiu a posterior da coxa e foi substituído. Aos 44 minutos, Nino Paraíba tabelou com Thaciano e cruzou para a área. Rodriguinho obrigou boa defesa de Wellington. Além dessa chance, entretanto, nenhuma levou perigo ao gol do ABC.

Bahia iguala o marcador

Aos 7 minutos do segundo tempo, Gilberto conseguiu empatar o jogo. Ele se tornou artilheiro isolado da Copa do Nordeste, com seis gols em oito partidas disputadas. Danielzinho, que havia falhado no gol sofrido pelo Bahia, tocou para Rossi, que passou para Gilberto. O atacante não desperdiçou a chance e balançou a rede, empatando o jogo. O gol acendeu o Bahia, que continuou pressionando.

Óscar Ruíz entra e vira o placar

Logo na estreia de Óscar Ruíz, ele teve a chance de balançar a rede e virar o jogo para o Bahia. Matheus Bahia cruzou na área, e Gilberto dividiu com a defesa do ABC. A bola sobrou para Óscar Ruíz mandar de primeira aos 20 minutos e virar o jogo. O Bahia continuou no ataque e quase ampliou o placar aos 26 minutos, com Óscar Ruíz mais uma vez.

Jogo tem poucas chances após a virada

Apesar da necessidade de classificação dos dois clubes, poucas chances surgiram para ambos. O Bahia chegou ao ataque com mais intensidade, mas não conseguiu levar perigo à área do ABC. Por conta do placar, o time potiguar foi eliminado do campeonato regional, na 5ª colocação. Com 10 pontos conquistados, o ABC encerrou a campanha com duas vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Destaque

Gilberto foi o nome da partida. Artilheiro da Copa do Nordeste isolado, o atacante garantiu a classificação do Bahia à próxima fase. Agora, ele tem seis gols no regional e é seguido por Dellatorre (cinco gols) e Lucão do Break, João Leonardo, Samuel e Wallyson (quatro gols).


FICHA TÉCNICA
COPA DO NORDESTE - 8ª RODADA
Bahia 2 x 1 ABC

Data: 10/04/2021 (sábado)
Local: Pituaçu (BA)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento/AL
Auxiliares: Pedro Jorge Santos de Araujo/AL e Ruan Luiz de Barros Silva/AL
Cartões amarelos: Diego Valderrama (ABC), Rossi (BAH), Nino Paraíba (BAH),
Gols: Maycon Douglas (ABC), Gilberto (BAH) e Óscar Ruíz (BAH)

Bahia: Douglas Friedrich, Nino Paraíba, Conti (Lucas Fonseca), Luiz Otávio, Matheus Bahia, Patrick de Lucca (Matheus Galdezani), Daniel (Jonas), Thaciano, Rossi (Gabriel Novaes), Gilberto e Rodriguinho (Óscar Ruíz). Técnico: Dado Cavalcanti.

ABC: Netinho, Welligton, Héliton, Vinícius Leandro, Victor Lindenberg, Vinícius Paulista, Diego Valderrama (Allef), Janderson, Alan Pedro, Maycon Douglas (Vitinho) e Wallyson (Willian Anicete). Técnico: Sílvio Criciúma.

Futebol