Topo

São Paulo

São Paulo começa a pagar acordo de 2020 e direitos de imagem ao elenco

Diretoria do São Paulo inicia pagamentos de atrasados com o elenco comandado por Hernán Crespo - Divulgação/São Paulo FC
Diretoria do São Paulo inicia pagamentos de atrasados com o elenco comandado por Hernán Crespo Imagem: Divulgação/São Paulo FC

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

08/04/2021 09h35

O São Paulo iniciou o pagamento de algumas dívidas com o elenco. O clube passou a acertar salários referentes ao acordo firmado na temporada passada, ainda durante a gestão de Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, e também de direitos de imagem já deste ano. O montante é quitado desde o início da semana.

O UOL Esporte confirmou com fontes distintas que os valores pagos aos atletas se referem a duas situações. A primeira parte é por causa do acordo feito pelo antigo departamento de futebol logo no início da paralisação do esporte em meio à pandemia do novo coronavírus. A outra fatia é referente ao direito de imagem já de 2021, pagamento por meio de CNPJ e que representa até 40% da remuneração mensal dos atletas.

O valor referente aos vencimentos na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) já foi pago para uma parte do elenco, conforme apurado pela reportagem. O outro percentual é trabalhado internamente. O departamento financeiro tem entrado em contato com agentes e atletas a fim de quitar os direitos de imagem. Esta fatia da remuneração é paga por meio de nota fiscal.

O clube iniciaria os pagamentos de salários de 2020 a partir de 10 de março deste ano. Entretanto, diante da necessidade de quitar outras dívidas, não conseguiu cumprir com o prazo determinado pela gestão passada. Nas últimas semanas, o departamento de futebol se reuniu com o elenco e propôs o pagamento dos valores no início de abril.

O São Paulo viu também a necessidade de quitar a dívida com o grupo referente a parte dos direitos de imagem de 2021. O clube pagaria o valor em março e precisou depositá-lo durante esta semana para o elenco comandado por Hernán Crespo.

A administração de Julio Casares tem trabalhado com o intuito de quitar atrasados e débitos herdados logo nos primeiros meses de mandato. O clube tem uma dívida aproximada de R$ 580 milhões, de acordo com os cálculos do departamento de finanças.

São Paulo