Topo

Irmãos estreiam juntos no Barcelona: ele no masculino, ela no feminino

Ariadna e Óscar Mingueza, irmãos que defendem os times feminino e masculino do Barcelona - Divulgação/La Liga
Ariadna e Óscar Mingueza, irmãos que defendem os times feminino e masculino do Barcelona Imagem: Divulgação/La Liga

Do UOL, em São Paulo

31/03/2021 04h00

Em poucos meses a família Mingueza ganhou dois jogadores profissionais de futebol: Óscar, que já virou titular do Barcelona masculino, e Ariadna, que estreou pelo feminino há três semanas. A dupla é fruto de La Masia, as categorias de base do clube catalão, e agora tenta se firmar nas equipes de cima.

Três anos mais velho, Óscar chegou primeiro ao estrelato. Aos 21 anos, estreou como profissional do Barça em novembro e assumiu a titularidade no mês seguinte, agora formando dupla com Lenglet. Nas palavras do técnico holandês Ronald Koeman, "tem melhorado bastante, jogado em diferentes posições e crescido com a ajuda dos companheiros".

Neste mês foi a vez de Ariadna, que estreou jogando seus primeiros dez minutos como profissional do Barcelona. Ao contrário do irmão, ela é meio-campista e até recentemente era a capitã do time sub-17 do clube. "Que orgulho e que felicidade poder realizar sonhos a seu lado", escreveu ela recentemente, na legenda de uma foto com Óscar.

Os dois saíram de La Masia para o time de cima do clube catalão nesta temporada, o que faz de ambos os primeiros irmãos a serem promovidos aos profissionais ao mesmo tempo.

Os dois parecem ter um futuro brilhante pela frente. Óscar é figurinha carimbada da Espanha sub-21, enquanto Ariadna já teve convocações para a equipe sub-17 — após completar aniversário no último dia 22, agora ela busca seu lugar na categoria de cima.

Ariadna e Óscar Mingueza são os nomes mais recentes de uma lista de irmãos que há muito marcam a história do futebol dos dois gêneros. Atualmente, o Bayer Leverkusen (ALE) tem os irmãos Julianne e Florian Wirtz; a Roma (ITA) teve Radja e Riana Nainggolan recentemente; e, na década passada, o Espanyol teve Marc e Marta Torrejon — esta hoje é companheira de Ariadna no Barça.