Topo

Brasileiro lembra o dia em que fez Abel Ferreira socar o banco pelo Braga

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

27/03/2021 04h00

Novembro de 2017. O Braga (POR) recebia em sua casa o Hoffenheim (ALE) pela fase de grupos da Liga Europa e poderia garantir a classificação antecipada com uma vitória. No banco de reservas, embate entre dois dos mais promissores técnicos da atualidade: o português Abel Ferreira e o alemão Julian Nagelsmann.

Era o primeiro ano de fato de Abel com o Braga. Ele tinha assumido no fim da temporada anterior e comandado apenas cinco jogos, seus primeiros da carreira como treinador. Se aos 38 anos o português era considerado jovem para o cargo, o que dizer de Nagelsmann e seus 30 anos?

O alemão havia assumido a equipe em 2016 e, em 14 jogos, conseguiu salvar o Hoffenheim do rebaixamento, deixando a equipe como a quarta pior classificada na Bundesliga. É importante citar dessa forma, pois já no ano seguinte, Nagelsmann virou a tabela de cabeça para baixo e colocou o Hoffenheim, quarto melhor do torneio, na Liga Europa. Desde 2019 no comando do RB Leipzig, Nagelsmann alcançou as semifinais da Liga dos Campeões com os alemães na última temporada.

Duelo de treinadores europeus à parte, quem brilhou mesmo e decidiu o jogo foi um brasileiro: Fransérgio. Contratado no início da temporada a pedido de Abel Ferreira junto ao Marítimo, o meio-campista, que costuma jogar na função de segundo volante, marcou dois gols, um deles "do meio da rua", em suas palavras, para dar a vitória de 3 a 1 ao Braga.

"Abel sempre falou: você tem que olhar o que te trouxe até aqui. O que me trouxe até o Braga? Opa, então eu vou manter isso. E pra mais. Pra mim foi a determinação, a vontade de vencer e meus gols. É isso que não pode faltar pra mim. Se nós ganhássemos, classificávamos. Eu faço um dos gols mais bonitos que fiz pelo Braga. Acabo indo abraçar o Abel, um cara que me deu oportunidade, que apostou no meu futebol", lembrou Fransérgio em entrevista ao UOL Esporte.

Antes de decidir a classificação do Braga, o brasileiro já havia decretado a vitória contra o Basaksehir (TUR) e empatado a partida diante do Ludogorets Razgrad (BUL) em jogos anteriores pela Liga Europa.

No entanto, nem tudo aconteceu da forma como o brasileiro gostaria naquela semana. Quatro dias depois, ele acabaria sofrendo e, sem nenhuma intenção, irritando bastante o treinador português fazendo Abel socar o banco de reservas.

"O mais engraçado e mais triste é que isso aconteceu na quinta-feira e na segunda-feira eu rompi o ligamento do joelho em jogo do campeonato. Foi o dia que vi o Abel mais bravo. Ele deu um soco no banco de reservas. Eu vinha de uma sequência muito boa, tinha feito dois gols contra o Hoffenheim. Logo depois rompo o ligamento e fico oito meses sem jogar. Depois eu vi as imagens: quando eu coloco a mão no joelho, ele dá um soco no banco de reservas. Tipo, 'puta que pariu, perdemos um jogador importante", contou Fransérgio.

Braga tem um pouco de Abel até hoje

Vice-campeão da Taça de Liga e na final da Taça de Portugal, contra o Benfica, o Braga vem fazendo uma grande temporada 2020/21. Mesmo no campeonato português, a equipe briga por vaga na Liga dos Campeões.

O trabalho de Carlos Carvalhal, técnico que esteve na mira do Flamengo, é considerado um dos melhores do país, mas ainda há herança dos ensinamentos de Abel Ferreira na forma como joga a equipe. Mais do que um dos capitães com o atual técnico do Palmeiras, Fransérgio sempre foi responsável por ler o jogo do gramado.

"O capitão é o olho do treinador dentro de campo. Aqui se cobra muito isso. Pra você ter noção, quando estamos em um almoço de equipe, quem dá a voz de comando para todos se levantarem é o capitão. 'Ei, mister, tá ok'. Ele libera, o capitão se levanta e aí todos saem. O que ele pedia era pra automaticamente fazer a leitura mais rápida do jogo. O que o jogo tá pedindo? Transição? Posse de bola? A linha do adversário está subindo, então vamos jogar nas costas? Vamos jogar entrelinhas? Quanto mais rápido você faz essa leitura e passa para seus colegas, melhor. Depois de dois anos com o Abel, todo mundo já tinha noção. Tem alguns princípios que ainda são do Abel, algumas jogadas, algumas coisas que ele deixou pra nós"

Na quarta colocação da Liga NOS com 50 pontos, o Braga tem apenas um a menos que o Benfica, terceiro colocado e que se classifica para a fase preliminar da Liga dos Campeões.