Topo

Fifa aumenta banimento de Blatter e Valcke em mais seis anos

Ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, tem banimento ampliado em seis anos - AFP
Ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, tem banimento ampliado em seis anos Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

24/03/2021 08h45Atualizada em 24/03/2021 09h20

A Fifa anunciou hoje que aumentou o banimento do ex-presidente Joseph Blatter e do ex-secretário Jérôme Valcke por mais seis anos e oito meses. Nesse período, os dois não podem ter nenhum tipo de relação oficial com o futebol.

O novo banimento só entrará em vigor após Blatter e Valcke cumprirem suas respectivas e atuais sanções - ou seja, em 8 de outubro de 2021 e 8 de outubro de 2025, respectivamente. Além da nova pena, ambos terão que pagar multa de R$ 6 milhões.

"As investigações sobre os senhores Blatter e Valcke cobriram várias acusações, em particular relativas aos pagamentos de bônus em relação às competições da FIFA que foram pagas aos altos funcionários da administração da FIFA, várias alterações e prorrogações de contratos de trabalho, bem como o reembolso pela FIFA de custos legais privados no caso do senhor deputado Valcke", explicou a instituição, em um comunicado.

Blatter comandou a Fia entre os anos de 1998 e 2015, quando foi banido por oito anos por corrupção. Valcke foi secretário-geral da entidade por oito anos e, em 2016, recebeu banimento de 12 anos por tentar vender os direitos de transmissão das Copas de 2018 e 2022.