Topo

ANÁLISE

RMP: "Esse time do Corinthians, eu não vejo condição de ganhar nada"

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 01h25

O Corinthians venceu o Salgueiro por 3 a 0 e garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, mas teve uma atuação que não foi das mais animadoras para o torcedor corintiano, com menos posse de bola que o adversário e com o goleiro Cássio precisando trabalhar para evitar sustos, até o time resolver a partida no segundo tempo.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte com os jornalistas Vinícius Mesquita, Débora Miranda, Renato Maurício Prado e Danilo Lavieri, a classificação do Corinthians é analisada, assim como algumas escolhas do técnico Vagner Mancini: a manutenção de Jô, a ausência de Luan, e a projeção do que esperar do time alvinegro para a temporada 2021 após a terceira vitória seguida —havia batido Ponte Preta e São Caetano pelo Campeonato Paulista.

Renato vê o técnico do Corinthians perdido em algumas decisões, comparando com alguns momentos de Vanderlei Luxemburgo no rival Palmeiras em 2020. O jornalista critica o fato de o time não ter buscado resolver o jogo logo depois de marcar o primeiro gol, correndo riscos contra um adversário muito inferior tecnicamente.

"Eu não consigo achar que esse Corinthians vai chegar a lugar nenhum, sinceramente. Eu sinto o Mancini tão perdido como esteve o Vanderlei Luxemburgo em determinado momento no Palmeiras. Ele mexe no time sem parar. Claro, o Corinthians tem um elenco mil vezes inferior ao do Palmeiras, mas, se ele não definir o time, se não deixar o pessoal ter um pouco mais de continuidade, ele não vai chegar em lugar nenhum. Ele vai ficar trocando volante, vai ficar trocando atacante", afirma Renato.

"Tirou o menino que eu acho que deveria ter ficado, o Varanda, e deixou o Jô. Só se foi por um motivo físico, porque o garoto, em princípio, parece que tem potencial para ir muito adiante do que está jogando o Jô hoje em dia. O Jô hoje em dia é quase que um cone ali na frente. Eu não sei, eu não entendo também porque não bota o Luan para jogar em um jogo desse. Não tem que recuperar o Luan? Não quer ver se ele consegue jogar pelo menos um pouquinho do futebol que já jogou?", completa.

O jornalista afirma que o resultado dá impressão de uma boa partida do Corinthians pela diferença ampla no placar, mas destaca que a atuação do time de Mancini passou longe de ser como o torcedor gostaria.

"Vamos combinar, tudo bem que foi 3 a 0, mas o Corinthians não jogou bulhufas. Achou o gol logo no início e ficou num lero-lero, Deus me livre, foi difícil não dormir no primeiro tempo. Ganhou de 3 a 0, fez o dever de casa, mas não jogou bulhufas. O time do Salgueiro, Salgueiro bom é a escola de samba, não é o time de futebol, realmente esse Salgueiro aí não pega nem divisão de acesso nas escolas de samba, muito fraco. No entanto, o Cássio ainda teve que fazer umas três defesas durante o jogo, defesas que não foram fáceis, teve que ir lá buscar", afirma Renato.

O jornalista vê perspectivas não muito animadoras para o torcedor corintiano na temporada, não apenas distante da briga por títulos, mas também precisando ficar de olho para não passar sustos no Campeonato Brasileiro.

É muito duro você ver esse Corinthians jogar e eu fico imaginando o que se pode esperar. Se não contratar ninguém, se continuar com esse grupo aí, não vai a lugar nenhum. Tem que torcer para não ter um susto no ano, porque sonhar com qualquer coisa, esse time do Corinthians, eu não vejo condição de ganhar nada, nem Copa do Brasil, nem Paulista, Brasileiro, então, nem se fale. Tem que rezar para não tomar susto no Brasileiro, porque é muito fraquinho esse time do Corinthians", conclui.