Topo

Otimismo ou precaução? Como Inter encara chance de ser campeão antecipado

Abel Braga e elenco colorado celebram a vitória no clássico Gre-Nal - Ricardo Duarte/Inter
Abel Braga e elenco colorado celebram a vitória no clássico Gre-Nal Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/02/2021 04h00

O Internacional tem a chance de ser campeão do Brasileirão com duas rodadas de antecedência. Líder com 66 pontos, o time encara o Sport hoje (10), no estádio Beira-Rio, podendo abrir vantagem de quatro pontos em relação ao Flamengo. Nos bastidores, jogadores, diretoria e funcionários adotam cautela extrema. A ordem é não falar sobre o título antecipado.

Mas as contas mostram que é possível. E o Inter sabe, tanto que tem feito cálculos.

"A gente vê e se pega, às vezes, fazendo contas, mas de nada adianta se não fizer a nossa parte. A gente sabe que tem de fazer a nossa parte", disse Edenilson, volante do Inter.

Semanas atrás, o técnico Abel Braga declarou que não imaginava o título decidido antes da última rodada. Campeão com o Fluminense em 2012, o treinador já ergueu troféu antecipado. O contexto à época era bem diferente, sem duelo com mais de um time. E sem adversário em ascensão, como o caso do Flamengo.

O que mudou o cenário, contudo, foi o empate do Fla com o Red Bull Bragantino. No domingo, o time de Gabigol e companhia deixou escapar a vitória e a liderança. Em Porto Alegre, os jogadores do Inter acompanharam o jogo e trocaram mensagens depois da partida. A diretoria reforçou, no dia seguinte, o discurso de serenidade.

"O foco é o jogo com o Sport", prega João Patrício Hermann, vice de futebol do Inter.

A ansiedade é particularmente maior para o Internacional pela história. Tricampeão na década de 1970, o clube não conquista o Campeonato Brasileiro há 41 anos. Está desde 2016 sem erguer nenhuma taça. E ao longo da temporada, viu Guerrero se lesionar, D'Alessandro encerrar a passagem de 12 anos pelo Beira-Rio e Eduardo Coudet entregar o cargo.

"É um clube que não conquista o Brasileiro há mais de 40 anos. A gente sabe da nossa responsabilidade e sabe que está perto. Vamos fazer o nosso melhor e a nossa parte", garantiu Edenilson.

Depois de receber o Sport, o Inter visita Vasco e Flamengo. Na última rodada, o time gaúcho encara o Corinthians, em Porto Alegre.