Topo

Fluminense

Fluminense fará novo pedido para que Fifa reconheça Mundial de 52

Em 2017, Fluminense fez exposição sobre o título da Copa Rio de 1952, que considera como Mundial - Divulgação / Fluminense
Em 2017, Fluminense fez exposição sobre o título da Copa Rio de 1952, que considera como Mundial Imagem: Divulgação / Fluminense

Do UOL, em São Paulo

10/02/2021 15h02Atualizada em 10/02/2021 15h12

O Fluminense comunicou hoje que, com apoio da CBF, fará um novo pedido para que a Fifa reconheça a Copa Rio de 1952 como um título de Mundial de Clubes.

De acordo com o Flu, o trabalho para o pedido de reconhecimento começou na semana passada, após uma reunião entre o presidente do clube, Mário Bittencourt, e o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

"Quando o presidente Rogério Caboclo esteve aqui em Laranjeiras, em outubro de 2020, eu o levei até a taça do título de 52 e solicitei que ele nos ajudasse no assunto, junto ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez", disse Bittencourt, em nota.

"Na semana passada, eu e Caboclo nos reunimos novamente para conversar sobre a mudança da legislação para jogadores de base e eu, mais uma vez, lhe pedi que levasse à Fifa nossa solicitação de reconhecimento do Mundial de 52 ao Presidente Infantino. Ele levou nossa solicitação e nós vamos reenviar o dossiê para ser encaminhado à Fifa", continuou.

Argumentos do Flu

O responsável pela curadoria do "Flu-Memória", Dhaniel Cohen, explica os motivos para o clube pedir o reconhecimento do título mundial.

Primeiramente, Laranjeiras teve a expressão 'Campeão Mundial 1952' pintada no estádio. Durante o Brasileiro daquele ano, além de ter um patch na camisa, Fred, capitão do Fluminense, e Marcos Assunção, capitão do Palmeiras, trocaram faixas alusivas aos títulos de 1951 e 1952 em um duelo entre os times. A partir de 2016, com a preparação do Dossiê, e posteriormente do livro oficial, o tema circulou ainda mais pela torcida tricolor. Ainda tivemos camisas retrô, pôster, copos, uma série de produtos oficiais licenciados enaltecendo a história.
Dhaniel Cohen

Ações pelo reconhecimento

Na nota, o Fluminense também mostrou uma linha do tempo para mostrar as ações que tem tomado desde 2012 para que o título da Copa Rio de 1952 seja reconhecido como um Mundial de Clubes.

  • 2012 - Estádio das Laranjeiras ganhou inscrição de "Campeão Mundial de 52".
  • 2016 - Flu entregou à CBF, Conmebol e Fifa um documento detalhado sobre a competição.
  • 2017 - Clube criou camisas retrô em alusão ao título.
  • 2019 - Estreou uma faixa na personalização do Maracanã com a inscrição "Campeão Mundial 1952".
  • 2020 - Presidente Mário Bittencourt apresentou a Copa Rio ao presidente Rogério Caboclo e pediu ajuda para o reconhecimento do Mundial.
  • 2021 - Reunião entre o presidente do Flu e da CBF define novas ações sobre o assunto.

Fluminense