Topo

Goiás marca no último minuto, empata com o Bahia e joga Vasco no Z4

Do UOL, em São Paulo

06/02/2021 20h58

Com o mesmo objetivo de permanecer na primeira divisão nacional, Bahia e Goiás se enfrentaram neste sábado (06), na Arena Fonte Nova, Salvador, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o confronto terminou empatado em 3 a 3.

Com o resultado, o Vasco entra provisoriamente na zona de rebaixamento, já que o Tricolor de Aço chega aos 37 pontos, e ultrapassa a equipe carioca por ter uma vitória a mais. Já o Esmeraldino chega aos 33.

Na próxima rodada, o Bahia joga fora de casa diante do Atlético-MG, um dos primeiros colocados do Brasileirão, enquanto o Goiás atuará em seus domínios, contra o Botafogo, única equipe já rebaixada até este momento. As duas partidas acontecem no sábado, dia 13 de fevereiro.

VAR, pênalti perdido e gol

O gol que abriu o marcador na partida deste sábado começou com revisão no árbitro de vídeo após o chute de Vinicius desviar na mão de Gregore. Rapidamente, o árbitro Rafael Traci assinalou pênalti.

Na cobrança, o atacante Fernandão chutou forte no meio, porém o goleiro Anderson salvou com a perna e a bola bateu no chão, no travessão antes de sobrar para o camisa 99 dar um carrinho e empurrar para as redes antes do arqueiro do Bahia fazer nova defesa.

Quem foi bem: Gilberto

O atacante do Bahia foi preciso em um dos jogos mais importantes do time na temporada. Aos 25 minutos, aproveitou erro da zaga do Goiás para empatar o jogo e no final do primeiro tempo deu ótima assistência para seu companheiro de ataque Gabriel Novaes virar o jogo.

Quem foi mal: David Duarte

O camisa 3 do Goiás não foi bem no lance de gol de empate do Bahia. Após cruzamento na área esmeraldina sem muita força e precisão, David se complicou sozinho, não conseguiu se livrar da bola e acabou "dando a bola de graça para o atacante Gilberto deixar tudo igual em Salvador.

No segundo gol do adversário, o zagueiro também foi mal, ao errar a marcação e tomar corte seco de Gabriel Novaes, que ficou de frente para o gol e virou a partida no último lance do primeiro tempo.

Já no segundo tempo, foi substituído com menos de um minuto, pois sentiu problema físico no primeiro toque após a pausa.

Atuação do Bahia

O time comandado pelo técnico Dado Cavalcanti foi melhor nas individualidades do que na proposta de jogo. A grande atuação de Gilberto escondeu falhas defensivas e a dificuldade do time de criar, seja pelo meio ou pelas laterais.

Após a expulsão de Daniel, o time cedeu muitas chances mas conseguiu fazer o terceiro gol após falha coletiva do sistema defensivo do Goiás e do talento de Alesson.

Atuação do Goiás

Precisando a todo custo da vitória, o técnico Glauber Ramos montou um esquema com 3 zagueiros que deu liberdade para os meias criarem e marcarem forte. A estratégia deu certo nos primeiros 20 minutos, porém falhas individuais mudaram a situação e deixaram o time atrás do placar.

No segundo tempo, colocou Rafael Moura visando mais ofensividade e jogo aéreo, maneira que saiu o gol de empate logo aos três minutos depois do intervalo. Com um jogador a mais, o time criou, mas errou nas finalizações.

História do Jogo

O primeiro grande lance da partida foi justamente o gol, que saiu aos 18 minutos do primeiro tempo. Na ocasião, a bola desviou na mão de Gregore e o árbitro marcou pênalti para o Goiás, em que o atacante Fernandão foi para a cobrança. O camisa 99 chutou forte, Anderson defendeu com o pé, porém a bola sobrou no meio para o jogador do Goiás mandar para as redes.

O Goiás foi melhor nos primeiros 20 minutos, porém o gol fez com que os donos da casa se abrissem mais para o jogo e sete minutos depois já veio o empate. Após cruzamento na área, a bola sobrou para Gilberto, que chutou forte, sem chances para o goleiro Marcelo Rangel.

A partir disso o confronto ficou equilibrado, com chances para os dois lados, mas foi aos 35 minutos que o Goiás teve chance incrível de voltar a ficar na frente, novamente com Fernandão. O atacante recebeu lindo passe de Shaylon, em contra-ataque veloz dos visitantes, e após chute cruzado, o gol só não saiu pela excelente defesa do goleiro Anderson.

Quando tudo indicava que os dois times iriam para o intervalo com o mesmo marcador, Gilberto foi novamente preciso, desta vez achando assistência para Gabriel Novaes, entre a zaga, marcar o segundo gol do Bahia e deixar os mandantes na frente pela primeira vez no jogo.

Curiosamente, o placar voltou a ficar igualado com pouco mais de três minutos do segundo tempo. Após cruzamento pela direita, o goleiro Anderson saiu mal e Vinícius só precisou empurrar de cabeça para deixar a partida 2 a 2.

Aos 20 minutos, o árbitro Rafael Traci expulsou Daniel, do Bahia, que tinha entrado há poucos minutos, após o meia levantar demais a sola do pé para disputar a bola com o atacante Rafael Moura.

Quando o jogo pendia para os visitantes, que tinham vantagem numérica, Alesson aproveitou bobeada da defesa adversária para driblar o goleiro e deixar o Bahia na frente. No último lance, Fernandão, de cabeça, empatou para o Goiás.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 3 GOIÁS

Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 06/02/2021
Horário: 19h00
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Helton Nunes (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Rossi e Nino Paraíba (Bahia); Jefferson, Fernandão, Taylon e Ariel Cabral (Goiás)
Cartão vermelho: Daniel (Bahia)
Gols: Fernandão aos 18 minutos, Gilberto aos 25 minutos e Gabriel Novaes aos 47 minutos do primeiro tempo; Vinicius aos três minutos, Alesson aos 33 e Fernandão aos 49 do segundo tempo

Bahia: Anderson; Nino Paraíba (João Pedro), Ernando, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Ronaldo, Gregore e Ramon (Daniel); Rossi (Fessin), Gilberto (Juninho) e Gabriel Novaes (Alesson). Técnico: Dado Cavalcanti

Goiás: Marcelo Rangel; David Duarte (Taylon), Fábio Sanches e Iago Mendonça; Índio (Miguel Ferreira), Breno (Gustavinho), Jefferson (Rafael Moura), Shaylon e Henrique (Ariel Cabral); Vinícius e Fernandão. Técnico: Glauber Ramos