PUBLICIDADE
Topo

Copa Sul-Americana - 2021

Copa Sul-Americana 2021: entenda como será o novo formato do torneio

Troféu da Copa Sul-Americana - AFP PHOTO / MARTIN BERNETTI
Troféu da Copa Sul-Americana Imagem: AFP PHOTO / MARTIN BERNETTI

Do UOL, em São Paulo

05/02/2021 13h14

Classificação e Jogos

A Copa Sul-Americana vai ter novidade em 2021. A partir deste ano, a segunda competição de clubes mais importante da América do Sul começa a ser disputada em um novo formato.

O torneio está dividido em três fases: preliminar, fase de grupos e mata-mata (a partir das oitavas de final). Nesta sexta-feira, a Conmebol realizou o sorteio da fase preliminar da competição.

A fase preliminar terá confrontos entre times do mesmo país. Os classificados serão definidos em partidas de ida e volta. Importante: os representantes de Brasil e Argentina não disputam esta fase.

Ao todo, 16 times avançam da fase preliminar à fase de grupos e se juntam a seis equipes brasileiras e seis argentinas. Além disso, quatro times eliminados na terceira fase da Libertadores também serão adicionados a esta fase da Sul-Americana. Em novo sorteio, serão definidos oito grupos com quatro equipes em cada.

Somente o primeiro colocado de cada grupo avança ao mata-mata. Eles enfrentam os terceiros colocados das chaves da Libertadores nas oitavas de final.

A decisão da Sul-Americana será realizada em jogo único, em local ainda não definido, no dia 6 de novembro.

Esta é a primeira vez que a Sul-Americana conta com fases de grupo desde a sua criação, em 2003. Até então, o campeonato era disputado em formato eliminatório em todas as fases.

O último campeão do torneio foi o Defensa Y Justicia, da Argentina. Entre os brasileiros, Internacional (2008), São Paulo (2012), Chapecoense (2016) e Athletico-PR (2018) já faturaram a competição.