Topo

Brasileirão - 2020

Inter tropeça, e Flamengo "dá o bote" na luta pelo título; veja as contas

Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

04/02/2021 23h09

O Flamengo aproveitou os tropeços de Internacional e Atlético-MG na 34ª rodada, diminuiu a distância para a liderança e voltou a depender apenas de si para levar o Campeonato Brasileiro. Agora restam só 12 pontos em disputa para os três principais candidatos — o São Paulo tem um jogo a menos —, e o UOL Esporte faz as contas pelo título brasileiro.

Internacional (66 pontos)
A vantagem de apenas dois pontos força o Internacional a ter praticamente nova sequência de "erro zero" para seguir dependendo apenas de si. Se fizer 10 dos 12 pontos que restam, será campeão desde que não perca para o Flamengo na reta final. Está em jogo para o time a quebra de um tabu sem título do Brasileirão desde 1979 --aliás, o título seria até antecipado com uma vitória sobre o Flamengo no confronto direto da penúltima rodada.

Flamengo (64 pontos)
O atual campeão brasileiro deu o bote e voltou a depender somente de si para ser campeão. A conta agora é bem básica: com quatro vitórias em quatro jogos, levanta a taça de novo. Se deixar pontos pelo caminho, o Flamengo precisa que o Internacional também perca os mesmos pontos. Assim, o Rubro-Negro teria uma "quase final" do Brasileirão contra o próprio Inter, no próximo dia 21, no Rio de Janeiro.

Atlético-MG (60 pontos)
A derrota para o Goiás, na terça-feira (2), foi um duro golpe nas ambições do Atlético-MG, que agora está a seis pontos do Inter. Para voltar a ter chances, na prática, precisa enfileirar quatro vitórias; e mesmo assim, teria de contar com uma rara combinação de resultados: ao menos duas derrotas do time gaúcho e também dois tropeços do Flamengo (sendo que estes dois ainda jogam entre si).

São Paulo (58 pontos)
Depois de liderar o campeonato, o Tricolor agora está sem técnico, vive uma espiral negativa e quase não tem mais chances de ser campeão. O cenário é semelhante ao do Atlético-MG: mesmo se vencer os cinco jogos restantes, o São Paulo não passa de 73 pontos. Nestas circunstâncias, o título dependeria de duas derrotas do Internacional e dois tropeços do Flamengo. Improvável.

Os jogos que restam para os candidatos ao título:

Internacional: Sport (em casa), Vasco (fora), Flamengo (F) e Corinthians (C)
Flamengo: Bragantino (F), Corinthians (C), Internacional (C) e São Paulo (F)
Atlético-MG: Fluminense (F), Bahia (C), Sport (F) e Palmeiras (C)
São Paulo: Ceará (C), Grêmio (F), Palmeiras (C), Botafogo (F) e Flamengo (C)