Topo

Fortaleza vence Coritiba e complica Botafogo na luta contra rebaixamento

David comemora o segundo gol do Fortaleza sobre o Coritiba pelo Brasileirão Série A - Kely Pereira/Kely Pereira/AGIF
David comemora o segundo gol do Fortaleza sobre o Coritiba pelo Brasileirão Série A Imagem: Kely Pereira/Kely Pereira/AGIF

Do UOL, em São Paulo

04/02/2021 20h31

Em um confronto de suma importância na luta contra o rebaixamento, o Fortaleza venceu o Coritiba por 3 a 1 no início da noite de hoje (4), no Castelão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coxa chegou a abrir o placar aos 26 minutos de jogo, com um gol de Ricardo Oliveira, mas sofreu a virada ainda na etapa inicial e viu Wellington Paulista ampliar o placar para o Leão no fim do segundo tempo.

O camisa 9 do time cearense poderia ter dado contornos de goleada ao resultado, mas perdeu duas vezes um mesmo pênalti marcado nos acréscimos. Aqui cabe destaque ao meia Sarrafiore que precisou fazer as vezes de goleiro improvisado para os visitantes e fez uma improvável defesa.

Além de prejudicar ainda mais as probabilidades de permanência do clube paranaense na Série A, que pode cair já na próxima rodada, o resultado também complica bastante a situação do Botafogo, que agora possui condições matemáticas mínimas de ultrapassar apenas um adversário que está fora do Z4 — o Sport.

O Coritiba segue lutando contra o seu sexto rebaixamento, ocupando a 19ª posição, com apenas 27 pontos. Já o Fortaleza dá um passo importante para fugir da degola, subindo três posições e ocupando agora a 14ª colocação, com 38 pontos.

O próximo adversário do Leão do Pici no Brasileirão será o Vasco, na próxima quarta-feira (10), também no Castelão. Por sua vez, o Coritiba pega o Santos na Vila Belmiro, no sábado da semana que vem (13).

Sarrafiore defende pênalti - DANIEL GALBER/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - DANIEL GALBER/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Martín Sarrafiore, do Coritiba, vai para o gol e defende cobrança de pênalti durante partida contra o Fortaleza
Imagem: DANIEL GALBER/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

O melhor: David

O atacante vinha sendo bastante criticado pela torcida do Fortaleza por estar errando praticamente tudo o que tentava, até que a chavinha parece ter sido virada a poucos minutos do fim do primeiro tempo. Além de iniciar a jogada do gol de empate do Leão, David, com categoria, também marcou o segundo para os donos da casa.

Não foi bem: Nathan Silva

O volante do Coritiba protagonizou a maior falha individual da partida ao marcar um gol contra num momento em que seu time estava à frente no placar.

1º tempo: Fortaleza começa pressionando, sofre gol, mas consegue virada relâmpago

O Fortaleza fez valer o fator casa nos primeiros minutos do duelo contra o Coxa. Com mais iniciativa, posse de bola e acertando mais passes que o adversário, o time comandado hoje por Léo Porto criou uma oportunidade clara de gol logo aos quatro minutos, quando Osvaldo deixou David na cara de Wilson, mas o goleiro defendeu a finalização à queima-roupa. Entretanto, a partir dos dez minutos da etapa inicial, a partida se igualou em termos de volume de jogo. Foi nesse contexto de toma lá, da cá, que o Coritiba conseguiu abrir o placar em uma boa jogada de ultrapassagem entre linhas, um gol que precisou da ajuda do VAR para ser validado.

O gol que poderia ter complicado toda a sequência do Leão do Pici na partida, na verdade ajudou a equipe a voltar a despertar. Aos 42 minutos, David arrancou pela esquerda e contou com a ajuda do volante Nathan Silva, que marcou contra ao tentar desviar a bola com a coxa esquerda.
Apenas um minuto depois, o mesmo David recebeu um belo passe de Luiz Henrique pelo alto e finalizou com categoria na saída de Wilson.

2º tempo: Leão domina, amplia placar, mas tem pênalti defendido por meia adversário

Apesar do difícil contexto em que se encontrava no intervalo, o Coritiba não conseguiu tomar o controle da partida no início da segunda etapa. Pelo contrário, o Fortaleza voltou ainda mais forte e, apesar de não criar grandes chances, ditou o ritmo da partida sem sofrer nenhuma ameaça até os 30 minutos finais, quando o Coxa passou a tentar explorar com maior frequência as jogadas aéreas, sem grande sucesso.

Para sacramentar a superioridade da equipe cearense na partida, Wellington Paulista aproveitou uma jogada aérea mal finalizada por Tinga para, sozinho, completar para o gol e dar números finais ao marcar.

Ainda antes do apito final, o Fortaleza teve um pênalti a seu favor após um toque de mão dentro da área, marcado com a ajuda do VAR. Wellington Paulista bateu e perdeu, mas Daronco mandou a cobrança voltar e expulsou o goleiro do Coxa por ele ter se adiantado na cobrança. Na segunda tentativa, já com o meia Sarrafiore no gol, o camisa 9 voltou a desperdiçar a cobrança, que acabou defendida pelo jogador argentino.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 3 X 1 CORITIBA

Data: 4 de fevereiro de 2021, quinta-feira
Horário: 18h30 (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (34ª rodada)
Local: Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), em Fortaleza (CE)
Arbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (ambos do RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Osman, Rafinha e Sarrafiore (CFC); Felipe e Paulão (FOR)
Cartões vermelhos: Rhodolfo e Wilson (CFC) - (ambos por dois amarelos)
Gols: Ricardo Oliveira, do Coritiba, aos 26' do 1º tempo (0-1); Nathan Silva (contra), para o Fortaleza, aos 42' do 1º tempo (1-1); David, do Fortaleza, aos 43' do 1º tempo (2-1); Wellington Paulista, aos 38' do 2º tempo (3-1)

FORTALEZA: Felipe Alves; Gabriel Dias (Tinga), Paulão, Quintero (Wanderson), Bruno Melo; Felipe, Juninho, Luiz Henrique (Mariano Vázquez), Osvaldo (Igor Torres) e David (Carlinhos); Wellington Paulista. Técnico: Léo Porto

CORITIBA: Wilson; Natanael, Nathan Ribeiro, Rhodolfo e Mattheus Oliveira; Nathan Silva (Sarrafiore), Yan Sasse (Luiz Henrique), Matheus Galdezani (Matheus Bueno) e Rafinha; Cerutti (Nathan Ribeiro) e Ricardo Oliveira. Técnico: Gustavo Morínigo