Topo

Juventude vence Guarani e retorna à Série A pela 1ª vez desde 2007

Renato Cajá comemora gol do Juventude contra o Guarani - Fernando Alves/ECJuventude
Renato Cajá comemora gol do Juventude contra o Guarani Imagem: Fernando Alves/ECJuventude

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2021 23h32

O Juventude está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O time de Caxias do Sul venceu o Guarani por 1 a 0 na noite de hoje, em Campinas, e garantiu o retorno à elite do futebol nacional. Renato Cajá anotou o gol da vitória na rodada de encerramento da Série B.

Com o resultado, o Juventude ficou com a última vaga que ainda estava em aberto para a primeira divisão; o clube gaúcho se junta a América-MG, Chapecoense e Cuiabá. CSA e Avaí também disputavam o acesso na rodada final.

"Difícil encontrar palavras. Nós sabemos o que fizemos, sabemos como conquistamos. Foi um trabalho de muitas mãos, trabalho sério. Queria parabenizar os meus adversários, os treinadores da Série B que foram capazes, fizeram um campeonato sensacional. Hoje a gente merece a comemoração. Vamos curtir o acesso à Série A, p...", vibrou o técnico Pintado após a partida.

A última vez que o Juventude disputou a Série A foi em 2007. Desde a queda naquele ano, o clube sofreu nas temporadas seguintes e chegou a ser rebaixado para a quarta divisão nacional. A ascensão para voltar ao grupo dos 20 principais times do país começou em 2019, quando a equipe subiu da Série C para a B.

Além da última vaga de acesso, a 38ª rodada definiu também o campeão da Série B. A Chapecoense venceu o Confiança por 3 a 1 e levou a melhor na disputa direta com o América-MG.