Topo

Libertadores - 2020

Palmeiras x Santos: Temperatura no Rio bate os 40ºC às vésperas da final

Estádio Maracanã, palco da final da Copa Libertadores - Eder Traskini
Estádio Maracanã, palco da final da Copa Libertadores Imagem: Eder Traskini

Eder Traskini e Thiago Ferri

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/01/2021 19h26

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) registrou na tarde de hoje a maior temperatura de 2021: 40ºC, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A onda de calor deve permanecer na capital fluminense até amanhã (30), quando Palmeiras e Santos jogam a final da Copa Libertadores, às 17h, no Maracanã.

Há neste momento uma massa de ar quente na região sudeste, que por consequência causou o aumento da temperatura. Os 40ºC de hoje são recorde no verão 2020/2021, que se iniciou no último dia 21 de dezembro, segundo o Climatempo.

Não há previsão de chuva para o fim de semana, e espera-se que as temperaturas continuem altas nos próximos dias. Não está descartada a possibilidade de um novo recorde no dia da decisão.

A Conmebol já definiu que haverá parada técnica se a temperatura no momento do jogo passar dos 32ºC, o que deve acontecer. Os clubes estão atentos ao desgaste que o calor pode gerar na decisão. Inclusive porque, se a partida terminar empatada nos 90 minutos, haverá prorrogação.

"Nosso time está preparado, estamos há alguns dias aqui preparando para amanhã. Temos jogadores experientes, o Felipe [Melo], o Marcos Rocha, o Weverton, o Gustavo [Gómez] (risos). Isto ajuda a focar, a tratar de fazer amanhã um jogo inteligente, vai estar quente, mas a gente está se hidratando, amanhã se Deus quiser vamos fazer um grande jogo", respondeu Gustavo Gómez.