Topo

UOL Entrevista: Carrasco do Real homenageia cidade que sofre com pandemia

Rafael Serra

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/01/2021 04h00

Diz o ditado que sonhar não custa nada. Foi assim, com alma de menino, que o meio-campista Juan Antonio Casanova Vidal passou a vida toda imaginando como seria marcar um gol contra o Real Madrid. Eis que esse sonho, que por muitas vezes pareceu demasiadamente irreal, tornou-se realidade na última quarta-feira (20).

Aos 30 anos, após peregrinar por equipes das divisões inferiores do futebol espanhol, Juanan Casanova, como é conhecido, foi o autor do gol que decretou o triunfo do Alcoyano, pequena equipe da terceira divisão espanhola, sobre o todo poderoso time merengue. A vitória por 2 a 1, conquistada na prorrogação e com um jogador a menos, resultou na eliminação dos madridistas na terceira fase da Copa do Rei.

"Eu me imaginava marcando um gol, mas quando você pensa de forma racional, não acredita que possa realmente acontecer, ainda mais jogando contra o Real Madrid. No fim das contas, conseguimos. É difícil de acreditar, mas conseguimos", disse o jogador com exclusividade ao UOL.

Além das motivações pessoais envolvidas no duelo, Juanan avalia que outro tema fez a diferença no confronto. Por uma triste coincidência, a cidade de Alcoi, terra natal do Alcoyano, é atualmente o município espanhol com a maior incidência de casos de covid-19 a cada 100 mil habitantes — entre os que possuem população acima de 40 mil.

"É muito triste os nossos torcedores não poderem estar conosco em um momento como esse. Com certeza, eles teriam enchido o estádio até a bandeira. Sabendo como está a situação da Covid em Alcoi, com o povo sofrendo demais, nosso elenco deseja muito seguir aproveitando esta oportunidade de dar um pouco de alegria a essas pessoas. Que seja por uma noite, uma semana ou o que for. Poder levar um pouco de alegria a eles é uma honra muito grande."

Coração dividido?

Logo após a vitória sobre o Real Madrid, viralizou no Twitter uma foto de Juanan comemorando o título da Copa do Rei de 2019 na torcida do Valencia, que conquistou o título vencendo na final o Barcelona. Perguntado sobre o assunto, o meio-campista não faz rodeios, admite ser torcedor dos "Los Che" desde pequeno e diz que seria a realização de mais um sonho ter seu clube do coração como adversário ainda nessa Copa do Rei. Nesse caso, entretanto, a antiga paixão ficaria em segundo plano.

"Seria a realização de um sonho poder jogar contra o Valencia, principalmente em uma partida dessa importância. E jogando em casa, em Alcoi, poderíamos fazer um jogo duro e brigar pela classificação."

Superliga europeia? Não, obrigado

Protagonista de um "conto de fadas" que só o futebol é capaz de proporcionar, o jogador também opinou sobre a criação da Superliga europeia, competição que tem sido planejada nos últimos anos pelos clubes mais ricos do Velho Continente e parece estar cada vez mais próxima de sair do papel. Além de impossibilitar episódios épicos como o "Alcoyanazo", o jogador avalia que a nova competição poderia decretar o fim do futebol como o conhecemos.

"Não me parece algo positivo para o esporte, porque se perde a essência das competições locais. Essa estrutura hierárquica é o que fortalece as ligas nacionais e continentais. A Superliga seria concentrada em poucos times, que absorveriam todos os demais. Isso tornaria o futebol um esporte moribundo", sentencia.

Confira abaixo outros temas da entrevista:

UOL Esporte: Qual é o maior sonho que ainda não realizou como futebolista?

Juanan Casanova: Quero seguir jogando futebol, ir o mais alto possível. Talvez até jogar na primeira divisão, quem sabe? Mas a curto prazo, meu objetivo é ajudar o Alcoyano a passar fases nessa Copa do Rei. Afinal, esse é o nosso sonho como equipe.

UOL Esporte: Até onde o Alcoyano pode chegar na Copa do Rei?

Juanan Casanova: Nos jogos em partida única, jogando em casa, seremos um adversário difícil de ser batido. Claro que, se tivermos que ir a estádios maiores, de times da primeira divisão, será um pouco mais complicado. Mas seguiremos tentando ir até a final.