Topo

Inter tenta colar no SP e pode igualar série de vitórias após 15 anos

Fernando Alves/AGIF
Imagem: Fernando Alves/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/01/2021 04h00

Ganhar cinco jogos consecutivos no Campeonato Brasileiro é difícil, mas vencer seis vezes é ainda mais raro. Hoje, o Internacional tem a chance de chegar lá. O jogo com o Fortaleza, pela 30ª rodada, pode botar o time de Abel Braga bem perto do líder São Paulo e, de quebra, repetir um feito obtido pelo clube com o próprio treinador. Em 2006.

Há quinze anos, o Inter de Abel venceu São Caetano, Fluminense, Ponte Preta, Juventude, Botafogo e Grêmio em série.

O Gre-Nal, aliás, se avizinha como foi em 2006. Lá atrás, o Inter venceu o Grêmio dentro do estádio Olímpico. Gol de Iarley. Os resultados mantiveram o time na luta pelo topo da tabela, mesmo após o título da Copa Libertadores e em meio à preparação para o Mundial de Clubes.

Em 2021, o duelo entre gremistas e colorados será no Beira-Rio. O primeiro clássico do ano está marcado para domingo (24).

O Internacional de agora acumula vitórias em cima de Botafogo, Palmeiras, Bahia, Ceará e Goiás. E a sequência fez o time sair do quinto para o segundo lugar na tabela.

O clube gaúcho, aliás, só conseguiu cinco vitórias seguidas em quatro oportunidades nos pontos corridos. Abel Braga era treinador do time em três delas. Agora, vale muito também.

O Inter entra em campo depois do São Paulo, que visita o Athletico às 16h (de Brasília). Ou seja, vai jogar já sabendo se empata em pontos com o time de Fernando Diniz. A liderança agora, nesta rodada, até é possível mediante combinação de resultados e saldos.

De toda forma, ganhar mantém o time em perseguição ao São Paulo. E esquenta o jogo de quarta-feira, no Morumbi. O confronto direto que pode valer ainda mais. Mas antes tem o Fortaleza e a chance de repetir algo depois de uma década e meia.