Topo

Mundial de Clubes - 2020

Mundial terá substituição adicional em caso de concussão, decide Fifa

Troféu do Mundial de Clubes da Fifa; torneio pode ter até seis substituições em um mesmo time por partida - Etsuo Hara/Getty Images
Troféu do Mundial de Clubes da Fifa; torneio pode ter até seis substituições em um mesmo time por partida Imagem: Etsuo Hara/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/01/2021 09h40

A próxima edição do Mundial de Clubes, marcada para o início de fevereiro, permitirá aos clubes que façam até uma substituição adicional em caso de concussão de algum atleta.

A medida foi anunciada hoje pela Fifa, que afirmou que a iniciativa servirá como teste e que tem como objetivo "priorizar o bem-estar dos jogadores".

Além disto, as cinco alterações nos 90 minutos, iniciadas na volta do futebol após a paralisação por conta da pandemia, foram mantidas, desde que sejam feitas apenas três paradas - a alteração extra não se encaixa neste limite.

Na prática, portanto, um time poderá substituir até seis jogadores - cinco mudanças habituais e uma em caso de suspeita de concussão.

Além de priorizar a saúde dos jogadores, a Fifa acredita que a medida tira a pressão de médicos e serve como uma "forte mensagem" para que acidentes do tipo sejam tratados com maior seriedade.