PUBLICIDADE
Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mundial adiado apertará calendário de Palmeiras ou Flamengo no início de 22

Palmeiras e Flamengo disputam final da Libertadores dia 27 de novembro - Marcello Zambrana/Agif
Palmeiras e Flamengo disputam final da Libertadores dia 27 de novembro Imagem: Marcello Zambrana/Agif
Marcel Rizzo

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Colunista do UOL

09/11/2021 04h00

O adiamento do Mundial de Clubes-2021 de dezembro para o início de 2022, provavelmente em fevereiro, fará com que Palmeiras ou Flamengo, quem ganhar a Libertadores, tenha um calendário tumultuado no início da próxima temporada. A final do torneio sul-americano será em 27 de novembro, no estádio Centenário de Montevidéu.

A Fifa ainda não divulgou as datas do Mundial, mas hoje a entidade trabalha com o campeonato entre 16 e 26 de fevereiro, nos Emirados Árabes. Uma definição deve ocorrer até 29 de novembro, quando acontecerá, em Abu Dhabi, o sorteio dos confrontos.

Pelo calendário 2022 do futebol brasileiro divulgado pela CBF na semana passada, o representante sul-americano no Mundial poderá perder até três jogos do Estadual, que terão de ser remarcados até meados de março para que as competições terminem no começo de abril.

O problema é que nos dias 9 e 16 de março, segundo o calendário da Conmebol, o campeão da Libertadores terá de jogar a Recopa, contra o vencedor da Sul-Americana, em duas partidas. É bem provável, portanto, que as federações estaduais tenham de empilhar jogos de Palmeiras ou Flamengo, até três por semana, para compensar a perda de datas por causa do Mundial e com a Recopa programada para o meio de março.

A CBF também deverá ter um problema: a confederação marcou para 20 de fevereiro o jogo único de sua Supercopa, o confronto entre os campeões brasileiro e da Copa do Brasil, que pode cair bem no meio do Mundial.

E Palmeiras ou Flamengo pode ter mais esse compromisso, caso seja campeão da Série A, mas também com o vice-campeonato. Se o Atlético-MG ganhar o Brasileirão e a Copa do Brasil (está na final contra o Athletico-PR), o regulamento prevê que é o segundo colocado da primeira divisão que joga a Supercopa. É provável que a CBF tenha de remarcar essa partida.

Os dois clubes devem, ao menos, manter as férias de seus atletas, de 10 de dezembro de 2021 a 8 de janeiro de 2022, algo que pode gerar menos estresse do que foi a passagem da temporada 2020 que emendou na de 2021 para compensar o período parado por causa da pandemia de covid-19.