Topo

Como Cazares virou pilar de mudança do Corinthians na temporada

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/12/2020 04h00

O Corinthians venceu o Goiás por 2 a 1, de virada, ontem (21), na Neo Química Arena, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e consolidou a mudança de patamar na temporada 2020 - longe da zona de rebaixamento e próximo do G-6, grupo que briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. E o meia Cazares, destaque da vitória contra os goianos, é o pilar dessa transformação do Alvinegro.

O desempenho do equatoriano nesta segunda-feira resume bem isso. O camisa 10 foi responsável pelas assistências dos dois gols corintianos, marcados por Gustavo Mosquito e Jô, respectivamente. Mas não foi só isso. O meia finalizou, abusou dos dribles e aplicou até chapéu no adversário.

A entrevista de Mancini após o jogo também ajuda a explicar como Cazares virou o pilar da mudança do Corinthians na temporada. O treinador disse que o ex-meia do Atlético-MG deixa o "time diferente" em campo por conta de sua técnica e, inclusive, aproxima mais o Alvinegro de sua torcida.

Ele vem fazendo bons jogos, mostrou uma técnica diferenciada, está tornando o time diferente. Nos seus domínios, seus passes, ele consegue dar uma ilustrada no jogo e o jogo fica bonito. Ele tem as funções táticas dele, junto com o Jô, mas é importante essa plástica que aproxima o torcedor da gente

Cazares se tornou tão fundamental para o time que Vagner Mancini admite que substitui o jogador no segundo tempo dos jogos com receio de perdê-lo por mais tempo por conta de lesão. No início do trabalho de Mancini, o camisa 10 já começava a se destacar com "maestro" do time quando sofreu uma lesão que o tirou dos gramados por cerca de um mês.

"Cazares fez um belo jogo, eu sinto quando tenho que tirar o Cazares do jogo e, as vezes têm uma necessidade, de repente, se não tiro ele na oportunidade, faltaria em outro momento", disse.

Além de duas assistências a gol, segundo o Sofascore, site especializado em estatísticas, Cazares foi responsável por mais três passes decisivos, ou seja, que terminaram com finalizações com chances claras de gol ao Corinthians.

Cazares ainda acertou 44 de 54 passes (81% de aproveitamento) e finalizou quatro vezes para ao gol de Tadeu.

Taticamente, o equatoriano atua mais próximo a Jô no ataque. Apesar de jogar centralizado como armador no meio-campo, o camisa 10 também troca de posição com Otero e "cai" para o lado esquerdo do ataque.

No entanto, contra o Goiás, Cazares apareceu até do lado direito e como centroavante. Em um desses deslocamentos, quase marcou um golaço com chute cruzado, mas a bola foi para fora do gol.

Com Cazares em alta, o Corinthians chega a 36 pontos e sobe para a nona colocação, a cinco do G-6. O Timão volta a campo no próximo domingo (27), quando encara o Botafogo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela 27ª rodada do Brasileiro.