Topo

Vanderlei volta à Vila ainda como ídolo e atrás de mesmo status no Grêmio

Vanderlei durante treino do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Vanderlei durante treino do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek e Gabriela Brino

Do UOL, em Porto Alegre

16/12/2020 04h00

Vanderlei faz parte da grande lista de jogadores que se encaixam na 'lei do ex' no duelo entre Grêmio e Santos. O goleiro, no entanto, merece um capítulo à parte. Ídolo na Vila Belmiro, ele volta ao estádio hoje (16) para o segundo jogo das quartas de final da Copa Libertadores como titular do novo time, mas ainda alvo de algumas contestações.

O duelo brasileiro que vale vaga na semifinal da competição continental começa às 19h15 (horário de Brasília). No jogo de ida, empate por 1 a 1. Quem vencer, passa de fase. Empate sem gols serve ao time de Cuca e empate a partir de 2 a 2 vale ao Grêmio. Em caso de mesmo placar da partida em Porto Alegre, a vaga será decidida nos pênaltis.

Aos 36 anos, Vanderlei ainda vai rever jovens da base santista afirmados do outro lado. E também precisa se equilibrar entre os bons números pelo Grêmio e o fato de ter 'segurado' promessas da base gremista também.

Brenno, Phelipe Megiolaro e até Adriel são goleiros formados pelo Grêmio e elogiados internamente. Todos estão atrás de Julio César, Paulo Victor e Vanderlei.

Reserva no Santos de Jorge Sampaoli, o goleiro topou fechar com o Grêmio no início do ano e desbancou Paulo Victor ainda no primeiro semestre. Chegou a ficar cinco clássicos contra o rival Internacional sem levar um gol, aparece entre os goleiros que mais fizeram defesas em jogos da atual edição da Copa Libertadores e ganhou moral com o elenco e torcida.

Mas no jogo de ida do duelo com o Santos, foi alvo de críticas pela saída do gol no lance que terminou com bola no fundo da rede. As contestações, menores na comparação com meses anteriores, voltam à tona em lances pontuais. Ou seja, a titularidade é diferente dos tempos de Vila Belmiro.

Pelo Santos, Vanderlei se tornou titular e referência do time e conquistou dois títulos do Campeonato Paulista em quatro anos defendendo o Alvinegro praiano. O Peixe relutou em liberá-lo, mas o goleiro estava convencido de sua saída depois de ter tido apenas 23 oportunidades na última temporada.

Apesar de figurar no banco de reservas, o atleta ainda era visto com bons olhos pelo mercado da bola. A regularidade sempre foi um ponto que chamou a atenção, mas ainda precisava aperfeiçoar seu jogo com os pés, exigência de Jorge Sampaoli, hoje no Atlético-MG. E foi justamente o que o fez perder espaço para Everson, que também foi para o Galo.

Everson, no entanto, decidiu entrar com ação na Justiça contra o Santos por pendências financeiras. Desde então, João Paulo e John ganharam oportunidades. O segundo, no momento, é titular absoluto.